53% dos brasileiros consideram o dinheiro o principal motivo de brigas entre casais, revela pesquisa da Serasa

  • Para marcar o Dia dos Namorados, Serasa mostra relação surpreendente entre casais e finanças.
  • 4 em cada 10 brasileiros já ficaram com o nome sujo por causa de um relacionamento.
  • 45% ficaram com dívidas do parceiro mesmo com o fim do relacionamento.
  • 24% se dizem dispostos a investigar a vida financeira de alguém antes de se envolver romanticamente.
  • Pelo menos 1 em cada 10 pessoas já investigaram o Score e o CPF do parceiro antes de assumir qualquer compromisso sério.
  • 65% dos casais falam abertamente sobre dinheiro, mas quase metade já escondeu dívidas e problemas financeiros.
  • 53% concordam que o dinheiro é a principal causa de problemas amorosos.
  • 35% das rusgas são causas pela tomada de decisões financeiras por impulso.

São Paulo, junho de 2024 – A vida a dois muitas vezes também é uma vida a três – quando as finanças entram em cena, como mostra uma pesquisa realizada pela Serasa.

Os dados, extraídos de entrevistas com 1.120 pessoas de todas as regiões, traz informações surpreendentes e preocupantes, como o índice de 53% de entrevistados que atribuem ao dinheiro a principal causa de fricções em relacionamentos amorosos.

O levantamento, porém, indica um esforço mútuo para manter o diálogo financeiro em dia: 65% afirmam conversar abertamente sobre o tema com o parceiro e 58% organizam o planejamento financeiro em conjunto – uma prática que fortalece a relação e facilita o controle das finanças do casal.

Dinheiro, dinheiro, amor à parte?

Produzido pelo Instituto Opinion Box, o levantamento mostra também que quase metade dos entrevistados (49%) já escondeu algum problema financeiro do parceiro.

Tomar decisões financeiras por impulso (35%), a falta de algum planejamento (33%) e gastos excessivos com itens supérfluos (32%) são as atitudes que mais geram conflitos.

“Infelizmente, muitos casais acabam caindo nessa situação de infidelidade financeira, por vergonha de assumir suas dificuldades em lidar com o dinheiro ou pelo próprio medo de perder o parceiro”, explica Valéria Meirelles, psicóloga do dinheiro da Serasa.

“Entretanto, a realidade das finanças de cada um e as expectativas para o futuro precisam estar alinhados, para evitar conflitos e facilitar o bem-estar do casal ao construir planos para o futuro”.

O assunto dinheiro também já é uma preocupação no início do relacionamento – ou, em muitos casos, antes mesmo de evoluir para um compromisso sério: 24% dos entrevistados admitiram já ter investigado a situação financeira de alguém antes de se envolver romanticamente e 9% revelam ter consultado o Serasa Score e o CPF do possível futuro parceiro.

“Dinheiro é coisa séria, pede ética, planejamento e cuidado. Por isso, é preciso ter maturidade e responsabilidade financeira também ao se relacionar com o outro”, orienta Valéria. “Conhecer o estilo de vida, os gostos e os gastos da pessoa amada é um passo importante para entender se existe essa compatibilidade também nas finanças”.

Amor com dívida não se paga

O impacto financeiro de um relacionamento pode perdurar mesmo após o fim. Segundo a pesquisa, 41% dos brasileiros já tiveram o nome negativado por conta de um parceiro, enquanto 45% afirmam ter contraído dívidas após o término de uma relação.

“Normalmente, ao emprestar um cartão ou fazer um empréstimo para o outro, a pessoa se deixa levar por uma ilusão ou por um excesso de otimismo desse mito do amor romântico. Tomar decisões impulsivas, sem planejamento, podem causas prejuízos duradouros, que ultrapassam qualquer linha de romantismo”, alerta a psicóloga.

Metodologia

A pesquisa encomendada pela Serasa foi realizada pelo Instituto Opinion Box entre 19 e 22 de maio, e ouviu 1.120 pessoas, de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil.

Sobre a Serasa  

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. 

Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.

Eliana FonsecaRelacionamento com a Imprensa eliana.fonseca@redecomunicacao.com(31) 99581-8452(31) 2555-5050