PRF e PMMG frustram roubo em usina de energia solar e prendem autores em Paracatu (MG)

Arma de fogo, munições, rádios comunicadores e fios de cobre foram apreendidos na ação

Uma ação integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) resultou na frustração de um roubo a uma usina de energia solar, na BR-040, Km 76, zona rural de Paracatu, e na prisão de três indivíduos, além da apreensão de armamento, equipamentos e veículos utilizados no crime.

A operação teve início por volta das 18h25, após a PRF receber denúncia de usuários da rodovia sobre dois veículos em atitude suspeita – um Volkswagen Golf prata e uma Fiat Strada preta – parados próximos ao Km 74 da BR-040.

Ao chegar ao local, a equipe da PRF localizou o Golf com um reboque sem placa e com sinais de adulteração, além de um indivíduo nas proximidades.

Durante a abordagem, o homem apresentou nervosismo excessivo e contradições, alegando inicialmente uma pane mecânica.

Durante a vistoria no interior do veículo, foram encontrados três celulares, um rádio comunicador e ferramentas como alicates, indicando possível ligação com crime patrimonial.

Diante da inconsistência das informações, o suspeito confessou estar dando apoio a um roubo em andamento numa usina nas imediações e revelou a localização da Fiat Strada, escondida em uma estrada vicinal. Segundo ele, outros seis envolvidos, ao menos um deles armado, estariam agindo na entrada da usina.

A PRF acionou apoio da PMMG, e as equipes deslocaram-se até os locais indicados. Na entrada da usina, foi identificada movimentação suspeita e um contêiner utilizado como guarita de segurança. O vigilante do local estava rendido e sob a mira de um dos criminosos armado com um revólver calibre .38, que foi preso em flagrante.

Minutos depois, outros dois indivíduos se aproximaram do contêiner e também foram detidos. Quatro suspeitos conseguiram fugir por uma área de mata próxima e a polícia continua na tentativa de localizá-los.

Materiais apreendidos: 01 revólver calibre .38 com seis munições; 02 rádios comunicadores (marca Baofeng); 04 celulares (iPhone, Samsung Galaxy A03 (x2), Motorola Moto G); 01 cartão bancário; 03 alicates e 14 rolos de fio de cobre; Veículos Golf e Fiat Strada, com adulterações e suspeita de uso no crime.

Os três homens presos foram apresentados à Polícia Judiciária em Paracatu, juntamente com o material apreendido. 

Categoria Justiça e Segurança