
Uma caçamba do programa Ecoponto foi totalmente destruída após um incêndio criminoso registrado na última semana, no bairro Santos Dumont. Além de gerar prejuízo ao patrimônio público, o ato colocou em risco a saúde da população e o meio ambiente, já que a fumaça liberada continha substâncias tóxicas.
O programa Ecoponto, desenvolvido pela Prefeitura, tem como objetivo oferecer à população locais adequados para o descarte de entulhos, móveis inservíveis e restos de poda. As caçambas instaladas em pontos estratégicos da cidade buscam justamente combater o descarte irregular e reduzir queimadas. A ação criminosa, portanto, representa um retrocesso nesses esforços.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Letícia Feitosa, lamentou o ocorrido:”É um ato que coloca em risco a segurança de todos e causa grandes prejuízos para nossa cidade. O Ecoponto é uma ferramenta para ajudar a população, e precisamos que cada cidadão colabore preservando esse espaço.
“A Prefeitura reforça que incendiar caçambas é considerado crime ambiental, sujeito a multas severas, e pede o apoio da comunidade para denunciar qualquer ato de vandalismo ou uso irregular dos Ecopontos, por meio do telefone 190.Unidos, podemos combater o vandalismo e manter nossa cidade mais limpa, segura e sustentável. Preserve o Ecoponto!
João Maria Vicente, com informações da Assessoria de Comunicação
Foto – Divulgação