A nova sede do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul no Parque de Exposições Assis Brasil já está aberta e tem programação intensa ao longo da Expointer.
A inauguração aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), com a presença de autoridades, lideranças do setor de proteína e entidades do agronegócio gaúcho.
Também estiveram presentes personalidades que fizeram parte da história do Fundesa-RS, como o ex-secretário da Agricultura, Odacir Klein, que estava à frente da pasta quando o fundo foi criado em 2005. Para Klein, “o Fundesa representa uma ideia-símbolo de organização e decisão democrática”
O Fundesa-RS, que completa 20 anos em 2025, tem como objetivo trazer agilidade na indenização dos produtores e também na aplicação de recursos de forma preventiva, atendendo as necessidades do Serviço Veterinário Oficial para a sanidade no segmento da proteína.
A nova sede representa um local para atender eventos como treinamentos, capacitações, reuniões setoriais e para a recepção de missões internacionais.
“Queremos que esse espaço constitua a casa da sanidade, e acrescente melhores condições para definir a qualificação da produção e dos serviços, fazendo frente aos desafios que se impõem ao setor”, afirmou o presidente Rogério Kerber durante a solenidade de inauguração.
O Fundesa-RS recebeu a autorização de uso da casa, pela subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne Lima.
“Nós conquistamos, na área da sanidade, o respeito do mundo inteiro, e o Fundesa é a personificação deste trabalho de desenvolvimento e destas conquistas”, destacou a subsecretária.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, afirmou que o segmento de proteína animal tem grande importância para a economia do estado.
Sobre o fundo, Polo comparou que o Fundesa foi uma semente plantada que nasceu, cresceu e hoje produz bons frutos.
“Hoje nós podemos afirmar, com toda a convicção, que nós temos no RS o melhor e mais organizado fundo de sanidade animal do Brasil”.
Já o secretário da Agricultura, Edivilson Brum, lembrou que no recente episódio de gripe aviária registrado no Rio Grande do Sul e que teve solução ágil e efetiva, o Fundesa teve papel fundamental.
Da esquerda para a direita: Vice presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, Secretário da Agricultura Edivilson Brum, Subsecretária do Parque Assis Brasil, Elizabeth Cirne Lima, e presidente do Fundesa, Rogério Kerber. Divulgação Fundesa-RS
