O homem disse ser CAC e apresentou carteira de um clube de tiro de Cotia (SP)
Publicado em 18/09/2025 13h51 Atualizado em 18/09/2025 14h07
Na noite de quarta-feira (17/09), por volta de 21h30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um caminhoneiro por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito na altura do Km 679 da Fernão Dias, no município de Perdões (MG).
Os PRFs efetuavam fiscalização de combate ao crime, quando deram ordem de parada a um caminhão VW, que era ocupado por dois homens de 31 e 32 anos, respectivamente.
Durante o procedimento de conferência do tacógrafo do veículo, os policiais visualizaram um coldre pra transporte de arma de fogo vazio sobre a cama do veículo.
Diante disso, procederam uma busca detalhada na cabine, onde localizaram uma pistola Taurus, modelo TH9, calibre 9mm, devidamente municiada e alimentada e ainda 17 munições intactas no carregador que estava acoplado ao armamento.
Dando prosseguimento às buscas, foram localizados também mais dois carregadores com 17 munições em cada um.
Vale ressaltar também que o armamento possuía mira laser e estava com munição na câmara, o que comprova que encontrava-se tecnicamente pronto para ser utilizado.
Questionado, o condutor de 31 anos informou ser CAC, apresentou uma carteira de um clube de tiro localizado em Cotia/SP e uma guia de tráfego.
Resta salientar, porém, que o referido condutor estava retornando da cidade de Betim/MG para São Paulo/SP, o que demonstra claramente que o mesmo não estava indo ou voltando da prática desportiva de tiro nos moldes da guia de tráfego apresentada.
Outrossim, o armamento estava em pronto emprego (com munição na câmara), o que fere a legislação pertinente.
Em razão dos fatos, o indivíduo recebeu voz de prisão por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tipificado no Art. 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), tendo sido encaminhado, juntamente com o armamento, três carregadores e 52 munições para o plantão da Polícia Judiciária em Lavras para os procedimentos legais cabíveis.
Mediante solicitação do condutor, o veículo envolvido na ocorrência foi liberado para o passageiro de 32 anos. Categoria
Justiça e Segurança