Energia solar sem investimento ganha espaço entre pequenas e médias empresas no MS

Com economia de até 25%, modelo de assinatura da (re)energisa acompanha recorde de abertura de empresas no estado

Crédito: Divulgação (re)energisa

Empresas de pequeno e médio porte no interior de Mato Grosso do Sul estão encontrando na geração distribuída uma forma simples e segura de reduzir custos de energia e ganhar competitividade.

Com o modelo de assinatura solar oferecido pela (re)energisa, marca do Grupo Energisa, negócios locais como padarias, consultórios, supermercados e farmácias podem ter economia de até 25% na conta de luz, sem necessidade de obras ou compra de equipamentos.

Esse movimento acompanha a expansão das fontes renováveis no país. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 84,48% da matriz elétrica brasileira já é formada por fontes limpas, com 4,5 GW adicionados somente em 2025.

No Mato Grosso do Sul, esse cenário é ainda mais expressivo: 94,1% da capacidade instalada de geração de energia vem de renováveis, consolidando o estado como um dos protagonistas da transição energética.

“O Brasil viu um crescimento acelerado em energia renovável, e o Mato Grosso do Sul foi protagonista. Com a Assinatura Solar da (re)energisa, estamos democratizando esse avanço.

Agora, pequenos empresários também podem reduzir seus custos de energia sem a necessidade de investimentos iniciais, terrenos ou telhados”, afirma Camila Schoti, Diretora Comercial, de Marketing & Growth da marca.

O dinamismo empresarial da região reforça esse potencial.

Apenas em agosto de 2025, a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) registrou 1.074 novas empresas — o maior volume mensal da série histórica.

No acumulado do ano, já são 9.190 novos negócios, principalmente nos setores de serviços e comércio, que buscam previsibilidade de custos e maior competitividade.

Para atender essa demanda, a (re)energisa conta com 17 usinas solares em operação no estado, terceiro maior polo de fazendas solares do Grupo, somando 82,44 MW de potência instalada.

Toda a energia é injetada na rede da Energisa MS e convertida em créditos na conta de luz dos assinantes, que podem acumular excedentes para os meses seguintes.

“Nosso modelo democratiza o acesso à energia limpa, com adesão simples e sem necessidade de investimento inicial. Hoje, pequenas e médias empresas do interior já estão reduzindo custos e tornando seus negócios mais competitivos com a assinatura solar”, completa Camila.

Além da assinatura solar, a (re)energisa amplia continuamente seu portfólio, oferecendo soluções de eficiência energética, gestão de consumo e novas oportunidades no setor, como o mercado livre de energia, contando com a solidez e a experiência de 120 anos do Grupo Energisa no setor elétrico.

Sobre a (re)energisa 

A (re)energisa é o ecossistema de soluções energéticas do Grupo Energisa para acelerar a transição energética dos clientes.

É uma marca com atuação nacional, atendendo empresas de todos os portes na cidade e no campo, com produtos e serviços personalizados em geração distribuída por meio de fontes renováveis, comercialização de energia e gás no mercado livre, serviços de valor agregado e fertilizante orgânico.

Com 120 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro.

Além da (re)energisa, o portfólio abrange 9 distribuidoras, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira do nosso setor no mercado de energia.

Mariana Campos de Moura