Foto: Fernando Goss
Evento realizado na sede da Embrapa Pecuária Sul nos dias 23 e 24 deste mês resultou na criação da Rede de Bioinsumos e Homeopatia – ferramentas e estratégias para a transição agroecológica do sistema agroalimentar.
O workshop realizado em Bagé (RS) reuniu especialistas do Brasil e do Uruguai que compartilharam experiências e estratégias sobre esse tema, com objetivo de apontar caminhos para o fortalecimento e disseminação da agroecologia entre pecuaristas familiares do Rio Grande do Sul.
A partir de dois dias de apresentação de palestras e de discussões sobre esses temas, instituições públicas e privadas presentes se comprometeram com a formação dessa rede, que tem como objetivo contribuir para um processo de transição agroecológica da pecuária familiar.
Segundo o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba, o evento conseguiu reunir importantes atores que vêm trabalhando dentro deste conceito.
“A ideia é promover uma transformação no modelo de produção de alimentos substituindo insumos químicos por biológicos nos sistemas de produção familiar”, ressaltou.
A Rede de Bioinsumos e Homeopatia já possui um comitê gestor com a participação de instituições públicas e privadas e também um plano inicial de trabalho.
Entre as ações previstas está a continuidade e o fortalecimento de pesquisas já em desenvolvimento em Universidades e Centros de Pesquisa, tanto para a identificação de bioinsumos a serem utilizados bem como na aplicação daqueles já em uso.
Também está previsto o apoio a implantação de biofábricas e de de centros de aprendizagem coletiva em propriedades pecuárias, além da contribuição para a formulação de políticas públicas.
Workshop – Na manhã do primeiro dia do workshop foi realizado um painel sobre homeopatia, com a abordagem de temas como a importância da homeopatia para produção de alimentos saudáveis e também como ferramenta de manejo na produção animal.
Na parte da tarde foi realizado um painel sobre o uso de bioinsumos, abordando temas como inoculação de pastagens na região Sul, experiências com o uso de biocarrapaticidas no Uruguai e o papel da iniciativa privada na produção e na comercialização de bioinsumos para a agricultura familiar.
No dia 24, a discussão foi sobre o papel do cooperativismo e da intercooperação na transição da base tecnológica da agricultura e pecuária familiar.
E, na parte final do evento, foi debatido e deliberado a formação da rede de homeopatia e bioinsumos para a pecuária familiar.
O workshop “Bioinsumos e Homeopatia como Ferramentas para Processos de Transição Agroecológica na Agricultura e Pecuária Familiar”, foi promovido pela Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Emater/RS, Escola Biocentrus, BMF Orgânicos Yucumã, Coptil, Cooperbio, Ecocitros, Centro de Apoio e Promoção à Agroecologia (Capa), Rede Saúde Única. —
Fernando Goss
Jornalista – Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Pecuária Sul
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Bagé – RS
fernando.goss@embrapa.br
Telefone: +55 (53) 999257039
www.embrapa.br/pecuaria-sul