Nesta sexta-feira (03), a Petrobras completa 72 anos de fundação. Para marcar a data, sindicatos de trabalhadores do setor de petróleo, petroquímica e montagem industrial realizam um ato em frente à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR), a partir das 7h, com o lema “Celebrar, Resistir e Repartir a Riqueza”.
A atividade integra uma campanha nacional convocada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), com manifestações em diversas unidades da estatal no país. No Paraná, a mobilização é organizada pelo Sindipetro PR e SC, Sindiquímica-PR e Sindimont-PR.
Segundo as entidades, o objetivo é valorizar a história da Petrobras, defender seu caráter público e estratégico e chamar atenção para a necessidade de que a riqueza gerada pela empresa seja revertida em benefícios para a sociedade.
O movimento também protesta contra o risco de privatização da Petrobras Biocombustível (PBio), que pode ter suas usinas transferidas para uma nova empresa com participação majoritária privada.
Além disso, o ato reforça a pauta de uma Transição Energética Justa, que garanta desenvolvimento econômico aliado à geração de empregos e sustentabilidade.
De acordo com os sindicatos, a mobilização tem como objetivo evidenciar o papel da companhia como indutora do desenvolvimento social e econômico do Brasil e ressaltar sua importância no cenário energético e industrial do país.
O ato desta sexta-feira (03) deve reunir cerca de 1.500 trabalhadores, representantes sindicais, lideranças políticas e apoiadores.
Caso tenha alguma dúvida ou queira agendar uma entrevista, estamos à disposição. Contatos para entrevista:
* Presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, telefone:
41 98863-5860
* Coordenador do Sindiquímica-PR, Rodrigo Maia, telefone: 41 99959-2598
* Presidente do Sindimont-PR e vereador de Araucária, Gilmar Lisboa
(PT): 41 98431-0295
