Foz do Iguaçu apresenta modelo inovador com uso de IA na gestão pública

Ações serão apresentadas durante o 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes

Foto: Arquivo

Foz do Iguaçu tem se destacado ao utilizar a Inteligência Artificial Agêntica e o Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI) como ferramentas para trazer maior eficiência a serviços municipais.

Os projetos serão apresentados a prefeitos, gestores e servidores públicos de todo o Estado que participam, dias 23 e 24 de outubro, do 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, que acontece no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. 

O Secretário de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital de Foz do Iguaçu, Luiz Teixeira, explica que a IA Agêntica atua como um “agente digital” capaz de executar tarefas complexas de maneira autônoma, integrando diferentes sistemas e auxiliando na tomada de decisão. Segundo ele, a aplicação dessa tecnologia tem permitido maior eficiência e impacto direto na vida do cidadão.

“Em Foz do Iguaçu, estamos mostrando que é possível transformar a gestão pública com inovação de verdade. Já são mais de 50 soluções digitais integradas, todas desenvolvidas com recursos próprios, que vão de serviços online para o cidadão a sistemas inteligentes em saúde, educação, segurança e mobilidade. O resultado é redução de custos, mais eficiência, transparência e uma experiência muito melhor para o cidadão”, ressalta o secretário Luiz Teixeira.

Outra estratégia que entrará em funcionamento em Foz do Iguaçu é a adoção do CPSI (Contrato Público para Solução Inovadora), um modelo jurídico que permite ao poder público testar e implementar soluções inovadoras de maneira mais ágil, eficiente e segura. 

Na avaliação do secretário, a iniciativa aumentará a capacidade de entregas, potencializará o ecossistema de inovação aberta na região e em todo o Paraná, além de atrair investimentos e gerar visibilidade internacional.

Além disso, o CPSI contribuirá para desburocratizar os processos de contratação, tornando-os mais ágeis e transparentes.

“Com isso, vamos escalar a nossa capacidade de implementação de inovação em todas as áreas da Prefeitura, não apenas dentro da STIM (Secretaria de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital).” afirma o Secretário Luiz Teixeira.

Além de apresentar os resultados práticos de Foz do Iguaçu, o secretário reforça a importância do Congresso Estadual de Cidades Digitais e Inteligentes como espaço para troca de experiências.

Para ele, o encontro é essencial para fortalecer a inovação no setor público.

“O Congresso é uma oportunidade única para que os municípios do Paraná conheçam casos reais e possam acelerar seus próprios processos de inovação. Quanto mais aprendemos uns com os outros, mais rápido avançamos para uma gestão pública moderna, digital e conectada com o cidadão.”

Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, com o apoio da Associações dos Municípios do Paraná (AMP) e de diversas associações regionais de municípios.

O 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes reunirá prefeitos, gestores, vereadores, servidores públicos e especialistas para discutir soluções inovadoras em áreas como Saúde, Educação, Finanças e Segurança Pública, além de debater os reflexos da transformação digital no desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos, vereadores, representantes de universidades e membros de entidades, e podem ser feitas pelo site: sympla.com.br/rcd.

Durante o evento, os participantes poderão conhecer soluções desenvolvidas por empresas como Printer do Brasil, Portal de Compras Públicas, CTMGEO, Planeje TI, Voxcity Tecnologia, Guaiba Soluções, Metdata, Wifire e Cconet Sistemas, além de acompanhar casos de sucesso de cidades que adotaram políticas públicas digitais e inovadoras.

O 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes conta com o apoio institucional da ASSOMEC (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), AMOCENTRO (Associação dos Municípios do Centro do Paraná), AMUNOP (Associação dos Municípios do Norte do Paraná), AMCESPAR (Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná), AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), AMUSEP (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), AMUVI (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí), AMUNORPI (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro do Paraná), AMSULEP (Associação dos Municípios do Sul e Sudoeste do Paraná), AMERIOS (Associação dos Municípios Entre Rios), AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais), CANTUQUIRIGUAÇU (Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu) e AMSULPAR (Associação dos Municípios Sul Paranaense).

Reconhecimentos – Durante o Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também certifica os Prefeitos e Projetos Inovadores 2025 do Paraná, reconhecimentos a prefeitos e municípios que se destacaram no uso estratégico da tecnologia para melhorar os serviços públicos e promover o desenvolvimento local. 

Serviço:

10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes

Data: 23 e 24 de outubro de 2025

Local: Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena, São José dos Pinhais – PR

Inscrições gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades: https://sympla.com.br/rcd

Informações: WhatsApp (41) 3015-6812 ou imprensa@redecidadedigital.com.br