Rochedo (MS) – Na última quinta-feira (02), a Polícia Militar Ambiental realizou uma operação de fiscalização terrestre no município de Rochedo, no Mato Grosso do Sul, que culminou na apreensão de diversas espécies de pescado em situação irregular e na autuação de quatro indivíduos.
A ação ocorreu durante patrulhamento na principal via da cidade, quando uma caminhonete foi abordada por volta do meio-dia.
Na carroceria do veículo, que era ocupado por dois homens, a equipe da PMA encontrou seis exemplares de pintado (Pseudoplatystoma corruscans).
Os ocupantes informaram que haviam capturado os peixes no Rio Aquidauana, nas proximidades de uma área de pesca conhecida localmente, e os estavam transportando para residência.
Em uma abordagem simultânea, realizada por uma equipe de apoio, um carro de passeio também foi parado no mesmo local.
No veículo, com dois ocupantes, os policiais encontraram mais pescado em situação irregular, que estava fora da medida legal e acima da cota permitida pela legislação.
Entre os peixes apreendidos deste segundo veículo, estavam dois exemplares de dourado (Salminus brasiliensis), espécie cuja pesca está protegida pela Lei Estadual nº 1.826/98, art. 18 §1º e inciso III, c/c art. 32, inciso I.
As equipes da PMA verificaram as medidas dos peixes e confirmaram o descumprimento das normas vigentes, caracterizando crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Diante do flagrante, os quatro envolvidos, além de autuados, também foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Rochedo para as devidas providências legais aplicáveis ao fato.
Fotos e release:
Assessoria de Comunicação do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul


