O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (15) um alerta de chuvas intensas com nível de severidade classificado como “Perigo Potencial” para todas as regiões do Mato Grosso do Sul. O aviso entrou em vigor às 9h26 e segue até às 10h da manhã de quinta-feira (16).
Segundo o órgão, as precipitações podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulados que podem alcançar até 50 mm ao longo do dia. As chuvas devem vir acompanhadas de ventos fortes, com velocidades estimadas entre 40 e 60 km/h. Embora o risco seja considerado moderado, há chance de queda de galhos, interrupções no fornecimento de energia elétrica, alagamentos isolados e incidência de raios.
O Inmet orienta que, em momentos de vento forte, as pessoas evitem se proteger sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é desaconselhado estacionar veículos próximos a outdoors e torres de energia. Durante o período de instabilidade, é recomendável não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Alerta atinge 67 municípios
No total, 67 cidades sul-mato-grossenses estão sob o alerta meteorológico. Entre os municípios abrangidos estão Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Coxim, Nova Andradina, Aquidauana, Maracaju e Bonito.
A lista completa inclui também: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.
A recomendação é para que a população acompanhe os avisos emitidos por órgãos oficiais e siga as instruções de segurança até o fim do período de alerta.
João Maria Vicente
Foto Arquivo Fatos Regionais