Análise de Mídia – 20/10/2025
– Valor Econômico destaca que a declaração do presidente americano de que seu governo está “trabalhando para baixar o preço da carne” levantou expectativas de que uma redução de tarifas seja iminente, mas o setor espera que uma mudança efetiva só se concretize num encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump e beneficie também o café e o pescado.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse ao Valor que a fala do presidente americano demonstra sua disposição em alterar a tarifa.
Leia +:https://bit.ly/4qihgRv
– Agro Estadão informa que a tilápia, peixe líder das exportações de pescado do Brasil, pode receber uma nova classificação: espécie invasora.
A proposta da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), foi apresentada no início do mês e ainda deve passar por aprovação na próxima reunião da Conabio/MMA no dia 8 de novembro.
Entidades representativas do agronegócio brasileiros, contudo, demonstram preocupação.
O Sistema FAEP ressalta que, caso aprovada, a medida poderia resultar em restrições severas e até na proibição da atividade, “colocando em risco a sobrevivência de milhares de produtores paranaenses e elevando o preço do pescado para os consumidores”.
Leia +: https://bit.ly/3L3gF5U
– Poder 360 fala que a safra brasileira de grãos 2025/2026 foi estimada em 354,7 milhões de toneladas segundo o levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
O volume representa um crescimento de 0,8% em relação ao ciclo anterior, influenciado pela expansão de 3,3% da área plantada, que deve chegar a 84,4 milhões de hectares.
A soja segue como principal cultura do país, com estimativa de 177,6 milhões de toneladas colhidas, alta de 3,5% sobre a safra 2024/2025.
Leia +: https://bit.ly/42P2rff
– Metrópoles divulga que o Ministério das Relações Exteriores anunciou na sexta-feira (17/10) a abertura de novos mercados para produtos do agronegócio brasileiro em quatro países: Estados Unidos, Irã, Santa Lúcia e Uruguai.
Segundo o Itamaraty, os Estados Unidos autorizaram a importação de alimentos para cães de origem vegetal produzidos no Brasil.
Entre janeiro e setembro de 2025, o país já exportou mais de US$ 9 bilhões em produtos agropecuários para o mercado norte-americano.
Leia +: https://bit.ly/4qicuTZ
– Poder 360 fala que o secretário de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Aloisio de Melo, disse que o governo pretende criar uma autarquia independente para regular e administrar o mercado de crédito de carbono no país.
De acordo com ele, a nova estrutura dará um sinal ao setor privado de que há uma continuidade nas ações do setor, que não ficarão suscetíveis a mudanças de governo.
Na 5ª feira (16.out.2025), o governo criou a Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono do Ministério da Fazenda.
Na 6ª feira (17.out), foi criado o Departamento de Instrumentos do Mercado no Ministério do Meio Ambiente.
Leia +: https://bit.ly/4osvai4
– O Globo informa que em meio a impasses gerados pela abertura antecipada de uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e por atritos com o Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca promover um freio de arrumação em palanques do PT nos estados para as eleições de 2026.
O objetivo é sinalizar mais rigor com parlamentares que se aproximaram do governo no início do mandato, mas que hoje atuam na contramão dos planos eleitorais do partido, e também assegurar candidaturas competitivas em estados como Minas e na região Nordeste, de olho na eleição presidencial e na governabilidade.
O cenário mineiro é o principal nó para Lula.
Leia +: https://bit.ly/3JemCfK
– Coluna do Estadão fala que o PSD anunciou para o próximo dia 27 a filiação do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, que deixará o Novo com foco nas eleições de 2026.
Como mostrou a Coluna do Estadão, o partido de Gilberto Kassab costura acordo para dar continuidade à gestão de Romeu Zema (Novo), que defende a candidatura do vice a sua sucessão.
A filiação de Simões à sigla coloca em xeque o destino do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSDMG), que é o nome preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar o governo do Estado no ano que vem. Uma possibilidade é Pacheco migrar para outra legenda, como o MDB, para ser o candidato de Lula.
Leia +: https://bit.ly/4qhtABh
– Folha de S. Paulo divulga que o presidente Lula (PT) deve indicar o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, para a vaga aberta no STF (Supremo Tribunal Federal) antes do embarque para sua viagem à Indonésia e à Malásia, prevista para terça-feira (21), segundo aliados ouvidos pela Folha.
A nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para a chefia da Secretaria-Geral da Presidência também deve ocorrer neste prazo, segundo os mesmos interlocutores.
Leia +: https://bit.ly/4hDgHhn
Assessoria de Imprensa e Comunicação
