Enfermeiros e técnicos receberam treinamento para inserção de contraceptivos de longa duração; 52 pacientes foram atendidas
O Ambulatório de Ginecologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), em parceria com a SOGOMAT-SUL (Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de Mato Grosso do Sul), realizaram no último sábado (18/10) procedimentos de inserção de métodos contraceptivos em mais de 50 mulheres, além da capacitação prática em LARCs (métodos contraceptivos de longa duração).
O evento capacitou enfermeiros e técnicos de enfermagem para a colocação de métodos contraceptivos de longa duração, além de contar com oficinas teórico-práticas sobre Pré-natal Risco Habitual, Hipertensão Gestacional, Paradas Cardíacas em Gestantes, entre outros.
Na data, 52 mulheres receberam a inserção de DIU Mirena (hormonal), DIU de Cobre e Implanon (implante subdérmico).
As pacientes foram selecionadas pela SOGOMAT-SUL. Foram colocados 19 Implanon, 28 DIUs hormonais e cinco DIUs de cobre.
A capacitação prática dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, realizada no Ambulatório de Ginecologia, contou com preceptores da SOGOMAT-SUL e com os ginecologistas e obstetras do Humap Livia Maria Casachi Bernardes de Melo e Ricardo dos Santos Gomes.
Participaram ainda 16 médicos, sendo 12 do interior (Rio Brilhante, Selvíria, São Gabriel do Oeste, Glória de Dourados, Rio Verde e Laguna Carapã) e quatro de Campo Grande (da Secretaria Municipal de Saúde), além de quatro residentes R1 do Humap.
Rede Ebserh O Humap-UFMS faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.