As Big Techs e a guerra total

NEWSLETTER 31.08.25

AS BIG TECHS E A GUERRA TOTAL 
O complexo militar-industrial-dataficado De Sérgio Amadeu da Silveira
“As decisões sobre a vida e a morte não deveriam ser delegadas a sistemas automatizados, ou melhor, entregues a algoritmos.
Os usos letais do aprendizado de máquina com dados civis obtidos em dispositivos de comunicação, entretenimento e interações em redes sociais deveriam ser considerados crimes de guerra, crimes contra a humanidade.
As big techs, com suas redes neurais artificiais e demais sistemas invisíveis, atuando em conjunto com as forças militares, formam uma perigosa aliança antidemocrática.
A gestão da guerra virando unidade de negócios das big techs pode levar à monetização de conflitos contínuos com baixo custo e alta lucratividade.”
AS BIG TECHS E A GUERRA TOTAL ­ O complexo militar-industrial-dataficado ­ Sérgio Amadeu da Silveira COLEÇÃO QUE HORAS SÃO? Prefácio Flávio Rocha de OliveiraEditora HedraISBN 978-65-89705-39-0Págs. 144Preço 49,00 ­ Compre aqui
Neste ensaio de inegável atualidade, Sérgio Amadeu analisa como o avanço da inteligência artificial, impulsionado pelas big techs norte-americanas, está redefinindo o complexo industrial-militar dos Estados Unidos e transformando profundamente a lógica da guerra contemporânea.
Com base em uma análise crítica do papel de empresas como Google, Amazon, Microsoft e Palantir, o autor desenvolve o conceito de “complexo militar-industrial-dataficado” para apreender a simbiose entre tecnologia, vigilância e poder estatal.
Fundamentado em vasta pesquisa e exemplos de fatos históricos recentes, como os sistemas de IA usados por Israel na Faixa de Gaza, Amadeu denuncia a dataficação como instrumento de dominação e alerta para a urgência de um debate ético e político capaz de enfrentar os riscos da fusão entre capitalismo de vigilância e militarismo digital.
Acesso à prévia
­
Sérgio Amadeu da Silveira ­ é sociólogo e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005).
É professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisador do CNPq, com especial interesse no impacto das novas tecnologias nos processos políticos.
Publicou Comunicação digital e a construção dos commons (Perseu Abramo, 2007), Tudo sobre tod@s: Redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais (Edições Sesc, 2017), Democracia e os códigos invisíveis: como os algoritmos estão modulando comportamentos e escolhas políticas (Edições Sesc, 2019), A sociedade de controle: manipulação e modulação nas redes digitais (Hedra, 2021), Ativismo digital hoje: política e cultura na era das redes (Hedra, 2021). ­
Conheça outros títulos da Coleção Que horas são?
Ativismo digital hoje: Política e cultura na era das redes  ­ Rosemary Segurado; Claudio Penteado; Sérgio Amadeu da Silveira ­

Saiba mais ­

A sociedade do controle: Manipulação e modulação nas redes digitais ­ Joyce Souza; Rodolfo Avelino; Sérgio Amadeu da Silveira ­

Saiba mais ­

Desinformação e democracia: A guerra contra as fake news na internet ­ Rosemary Segurado    ­

Saiba mais

LANÇAMENTO 03.09 – 19h ­ Debate com Sérgio Amadeu, Maria Carlotto e Alcides Peron. Livraria da Travessa de PinheirosR. dos Pinheiros, 513 – Pinheiros ­
Maria Carlotto
­
­
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Economia Política Mundial UFABC
­

Alcides Peron
­
­
Prof da Faculdade Ciências Aplicadas da UNICAMP
­

HEDRA.COM.BR

Cancelar inscrição

Contato