Com apoio da Suzano, Comunidade Indígena Ofaié diversifica produção gerando renda e fortalecendo a cultura

Por meio do Projeto de Relacionamento da companhia, comunidade deu início à produção de mel e de hortifrutis, além de fortalecer o artesanato voltado para a valorização cultural.

A comunidade indígena Ofaié, em Brasilândia (MS), iniciou um novo ciclo de ações voltadas para a geração de renda, segurança alimentar e fortalecimento cultural, com apoio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto. O projeto teve início no segundo semestre de 2024 e deve beneficiar as 27 famílias da comunidade com diferentes frentes de atuação.

Entre os avanços já alcançados, destacam-se a implantação de oito hortas familiares, totalizando uma área de 400 m² destinados à produção, e cercas para proteção da área produtiva. A ação beneficia diretamente oito famílias, que já deram início ao plantio de alimentos como quiabo, abóbora, feijão, maxixe mandioca, berinjela e jiló. A expectativa é que a comunidade amplie a diversidade da produção com a entrega de mudas de hortaliças realizada neste mês, garantindo alimentos para consumo próprio e comercialização.

“Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’. Para nós, o desenvolvimento sustentável só é possível quando há respeito pelas tradições locais e conhecimento das comunidades originárias, assim como estímulo a iniciativas que fortaleçam essas tradições. No caso da comunidade tradicional Ofaié, estamos construindo em conjunto um projeto que une tradição e inovação, apoiando a diversificação produtiva e a valorização de práticas culturais ancestrais, em linha com nosso compromisso de ser parte da solução para os desafios sociais e ambientais”, destaca Andreone dos Santos Souza, coordenador de Relacionamento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Na área de apicultura, 12 famílias participam diretamente do projeto, que teve início em fevereiro deste ano com a entrega de materiais e equipamentos, e capacitação dos(as) produtores(as). Atualmente, os participantes preparam a instalação de caixas-iscas, que vão capturar enxames de abelhas e permitir o início da produção de mel nos próximos meses.

No artesanato, as famílias participantes vêm expandindo o portfólio de produtos, com peças como almofadas, cases, necessaires e objetos que trazem grafismos e elementos da fauna e flora da região, valorizando a identidade cultural e fortalecendo a geração de renda. A iniciativa prevê ainda o fortalecimento da pecuária, envolvendo toda a comunidade. Desde a entrega dos materiais no fim do ano passado, já foi realizada a reforma de oito quilômetros de cercas para criação de animais.

Sobre o projeto

As ações integram o Projeto de Relacionamento com a Comunidade Indígena Ofaié, cuja premissa é o estabelecimento de um relacionamento culturalmente apropriado, conduzido de forma transparente, contínua e de boa-fé.

A Suzano mantém canais de escuta ativa com a comunidade e incorpora seus anseios na definição de projetos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável da aldeia, por meio da diversificação da produção agrícola, da introdução da apicultura e da valorização do artesanato local.

A parceria entre a companhia, a Prefeitura de Brasilândia e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) concentra ações na autonomia da comunidade indígena e na revitalização de saberes tradicionais relacionados à agricultura, pecuária, apicultura e artesanato.

A história da Comunidade Ofaié

O povo Ofaié habita a região de Mato Grosso do Sul e possui uma trajetória marcada pela resistência e pela preservação de sua identidade cultural. Reconhecida por seus conhecimentos tradicionais ligados à agricultura e ao artesanato, a comunidade Ofaié vem, ao longo dos anos, fortalecendo práticas produtivas que unem geração de renda e preservação de saberes ancestrais e do meio ambiente.

Com cerca de 27 famílias vivendo na Aldeia Anodi, em Brasilândia, a comunidade participa ativamente da implementação das iniciativas, que buscam não apenas ampliar a renda, mas também reforçar a autonomia e a valorização cultural.

O Projeto de Relacionamento com a Comunidade Indígena Ofaié é mais uma das iniciativas que reforçam a atuação da Suzano em seu compromisso de promover o desenvolvimento sustentável, respeitando tradições e criando oportunidades de futuro para as próximas gerações.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.

Assessoria de Comunicação

Foto – Divulgação