Além da fixação de nitrogênio, planta contribui para o manejo de nematoides, estruturação do solo e pode até gerar renda com produção de sementes; Conceito Agrícola orienta produtores sobre uso estratégico da espécie
Rio Verde, 29 de julho de 2025 – A crotalária deixou de ser coadjuvante na adubação verde para ocupar papel de destaque em lavouras que adotam práticas mais sustentáveis e eficientes. Nos sistemas de plantio direto e na rotação de culturas, a planta passou a ser considerada peça-chave na construção da fertilidade do solo, no controle biológico e na preservação da estrutura física da terra — fundamentos da chamada agricultura regenerativa.
Segundo especialistas da Conceito Agrícola, frente de comercialização de insumos agrícolas do Grupo Conceito, o uso da crotalária está diretamente relacionado a ganhos agronômicos expressivos.
A planta é capaz de fixar entre 80 e 120 quilos de nitrogênio por hectare, disponibilizando esse nutriente para a cultura seguinte.
“É uma ferramenta estratégica para quem busca reduzir custos com fertilizantes nitrogenados e melhorar o ambiente produtivo a longo prazo”, destaca Marcos Boel, supervisor de Sementes da empresa.
Outro benefício crescente, de acordo com Boel, está no manejo de nematoides, especialmente espécies como o Pratylenchus brachyurus.
A crotalária quebra o ciclo desses organismos, ajudando a reduzir infestações de forma natural e eficiente.
“Temos incentivado o uso especialmente em áreas com pressão de nematoides, como forma de preservar a produtividade sem depender exclusivamente de soluções químicas”, pontua.
Além da função agronômica, a crotalária também é indicada como alternativa viável quando a janela de plantio de culturas comerciais, como o milho safrinha, se torna arriscada devido à limitação hídrica.
Nesses casos, a planta atua como cobertura de solo, favorecendo o equilíbrio do sistema e preparando o terreno para uma próxima safra mais estável — geralmente, a da soja.
Nos últimos anos, a Conceito Agrícola também passou a estimular uma nova frente de uso da espécie: a produção de sementes.
Em parceria com empresas especializadas em mix de cobertura, a companhia tem orientado produtores aptos a atuar nesse segmento.
“É uma alternativa com viabilidade econômica real. Para quem atende aos padrões exigidos, é possível transformar a crotalária em fonte adicional de renda”, afirma Boel.
Outro aspecto essencial para o sucesso do cultivo está na escolha das sementes. A pureza genética e a ausência de contaminantes são determinantes para que a crotalária expresse todo seu potencial no campo.
Atuando também como distribuidora, a Conceito Agrícola reforça a importância de realizar o plantio dentro da janela adequada, com disponibilidade hídrica suficiente para que a planta complete seu ciclo e entregue os benefícios esperados — tanto no solo quanto na rentabilidade da próxima safra.
Sobre o Grupo Conceito
O Grupo Conceito atua em diversos segmentos no mercado agro do Sudoeste goiano, dentre eles comercialização de insumos agrícolas, com a Conceito Agrícola; armazenagem e comercialização de grãos, com a Conceito Armazém; produção própria de grãos, com a Conceito Fazendas; e mais recentemente venda de semente de soja própria, trazendo genética Brasmax, com a Conceito Sementes, que possui estrutura de armazenagem 100% refrigerada e logística de entrega diferenciada.
Com sede em Rio Verde, o Grupo é um núcleo de conhecimentos, tecnologias, produtos e serviços que facilita a adaptação dos clientes para prosperar em um negócio mais tecnológico e sustentável, trazendo a visão de quem também é produtor e entende as dificuldades e expectativas do campo.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Connectare Comunicação
Cláudia Santos – claudia@connectarecomunicacao.com.br – (11) 97663-4001
Flávia Tavares – flavia@connectarecomunicacao.com.br – WhatsApp +1 (872) 801-3557