
A arbitragem da decisão do Campeonato Paulista de 2025 contará com um nome de destaque: a treslagoense Daiane Muniz será a responsável pelo Árbitro de Vídeo (VAR) na partida entre Corinthians e Palmeiras. O confronto, que definirá o campeão estadual, será disputado na Neo Química Arena nesta quinta-feira (27), às 20h35 (horário de MS).
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta terça-feira (25) a equipe de arbitragem do duelo decisivo. O árbitro principal será Matheus Delgado Candãçan, auxiliado por Neuza Back, Danilo Ricardo Simon e João Vitor Gobi.
Experiência em clássicos e decisões
Daiane Muniz já está habituada a atuar em clássicos paulistas. Neste ano, pela sétima rodada da fase de grupos do Paulistão, foi a responsável pelo VAR no empate por 1 a 1 entre Palmeiras e Corinthians, no Allianz Parque. Na ocasião, algumas decisões controversas geraram reclamações da equipe alviverde junto à FPF.
Mais recentemente, Daiane também esteve em campo como árbitra principal na partida entre Corinthians e Mirassol, pelas quartas de final do estadual. O jogo teve 24 faltas assinaladas (19 cometidas pelo Corinthians e cinco pelo Mirassol), além da distribuição de cinco cartões amarelos.
Até o momento, a profissional participou de 11 partidas organizadas pela FPF em 2025, seja como VAR ou árbitra principal. No último domingo (23), comandou o duelo entre Ituano e Capivariano, pela semifinal do Paulistão A2.
Reconhecimento internacional
Em janeiro deste ano, Daiane Muniz foi indicada para integrar o quadro de arbitragem da FIFA, a federação máxima do futebol mundial. A seleção dos profissionais foi feita pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e enviada à FIFA para aprovação final.
Com essa designação, os árbitros selecionados estão aptos a atuar em competições internacionais masculinas, femininas e de base.
Trajetória e conquistas
Nascida em Três Lagoas, Daiane iniciou sua carreira como árbitra no Campeonato Sul-Mato-Grossense em 2014. Em 2020, fez história ao se tornar a primeira mulher a apitar uma partida do estadual, no confronto entre Corumbaense e Maracaju. Posteriormente, mudou-se para São Paulo, passando a integrar o quadro da FPF.
Seu talento e dedicação renderam-lhe reconhecimento nacional e internacional. Em 2023, foi assistente de vídeo na Copa do Mundo Feminina, realizada na Austrália. Além disso, participou dos Jogos Olímpicos de Paris, onde atuou no VAR na final masculina entre Espanha e França e na disputa do bronze feminino entre Espanha e Alemanha. Também esteve presente na Copa do Mundo Feminina Sub-17, apitando a final entre Coreia do Norte e Espanha.
A grande decisão do Paulistão
A final do Campeonato Paulista de 2025 promete fortes emoções. No jogo de ida, o Corinthians venceu o Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque, levando vantagem para a segunda partida.
Caso confirme o título em sua casa, o alvinegro chegará ao seu 31º troféu estadual, consolidando-se como o maior campeão da história da competição. Por outro lado, se o Palmeiras conseguir reverter o placar, conquistará seu 27º Paulistão e se tornará o primeiro clube tetracampeão consecutivo na era moderna (2022, 2023, 2024 e 2025).
A partida será transmitida por CazéTV, Record, Max, UOL Play, Zapping TV e Nosso Futebol.
João Maria Vicente, com informações do Correio do Estado
Foto – Reprodução Instagram