Deputado pede que Tarcísio abra sindicância na Unicamp pelo oferecimento de curso de extensão para petistas

Rafa Zimbaldi, do Cidadania-SP, quer a intervenção do governador de São Paulo para apurar possível movimento político-ideológico dentro de universidade estadual; intitulada “Desenvolvimento, Trabalho e Políticas Públicas”, formação é destinada à militância da Fundação “Perseu Abramo”

O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) acionou o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) para a abertura de sindicância na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O motivo é o oferecimento, de graça, por parte da instituição de ensino superior, de cursos de extensão a militantes da Fundação “Perseu Abramo” – braço de formação político-ideológica do Partido dos Trabalhadores (PT).

No ofício assinado por Rafa, Tarcísio é questionado sobre as motivações por trás da parceria da Unicamp com a “Perseu Abramo”.

Intitulado “Desenvolvimento, Trabalho e Políticas Públicas”, o curso é destinado a membros do instituto petista.

Um dos itens do processo seletivo para a capacitação também chamou a atenção do deputado do Cidadania por força de seu caráter ideológico.

Segundo informações passadas a Rafa, o candidato da formação deve apresentar vídeo falando sobre sua trajetória profissional, sindical e política.

O parlamentar também oficiou o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, cobrando esclarecimentos sobre a implantação do curso:

“A Unicamp é uma das maiores instituições de ensino do Brasil e mantida com recursos públicos. Sendo assim, não pode haver distinção política-partidária dentro do campus.

Ao meu ver, está claro o objetivo desta extensão voltada à ‘Perseu Abramo’: aumentar a militância petista, utilizando a estrutura estadual.

Queremos uma sindicância para levantar os responsáveis pela implantação desta capacitação na Unicamp e punir quem quer que seja”, defende Rafa.

O primeiro curso da Unicamp em parceria com o instituto do PT foi concluído na semana passada. Mas ainda há vagas para novas turmas. Gratuita, a formação é ministrada na Universidade de Campinas, via parceria da “Perseu Abramo” com o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit).

As capacitações voltadas aos petistas se estenderão na instituição de ensino superior pública até 2029.

A aula inaugural do primeiro curso de extensão foi ministrada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, que também presidiu a Fundação “Perseu Abramo”, entre 2012 e 2020.

Outra aula teve à frente o fundador e principal líder do Movimento Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile.

De acordo com os termos do edital, as 100 vagas da primeira turma da extensão eram “destinadas a militantes, pessoas que atuam nas estruturas de partidos políticos, candidatos e similares”.

Já o site da fundação petista expressa que a formação é “destinada à capacitação de filiados e de simpatizantes do PT; de integrantes de movimentos sociais; e de servidores públicos” – filtro, na opinião de Rafa, completamente divorciado da natureza democrática que deve balizar as ações da Unicamp.

No entendimento do deputado do Cidadania e que tem base eleitoral em Campinas-SP, o oferecimento desse tipo de curso na Unicamp representa “imoralidade administrativa”:

“Fico estarrecido com a possibilidade de estar havendo escolhas ideológicas para o ingresso em formações na Unicamp. Como pode os candidatos serem selecionados com base em trajetória política e sindical? Estas capacitações que estão sendo ministradas na universidade de Campinas evidenciam doutrinação num espaço onde é proibido esse tipo de ação”, alerta Rafa.

VÍDEO PARA BAIXAR

Deputado Rafa Zimbaldi sobre a Unicamp:

https://we.tl/t-n3mm9CcxzZ

Assessoria de Imprensa

Fiamini – Soluções Integradas em Comunicação – A serviço do Gabinete do Deputado Estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP)

Atendimento:
Rodrigo Dias: (11) 96794-5777
Simone Leone: (11) 99679-0666
Carla Fiamini: (11) 94749-6747

https://jornaldiadia.com.br/wp-content/uploads/TARCÍSIO-_REITOR_UNICAMP.pdf