Embrapa Pecuária Sul recebe visita do senador Hamilton Mourão

Foto: Fernando Goss

A Embrapa Pecuária Sul recebeu a visita do senador pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão nesta quinta-feira (16/10), em sua sede, em Bagé (RS).

Recepcionado pelos dirigentes da Unidade, o senador conheceu um alguns dos projetos de pesquisa e das tecnologias já desenvolvidas e também instalações, como laboratórios e campos experimentais.

O senador é autor de proposta de emenda parlamentar repassada para a criação do Centro de Referência em Carnes dentro da unidade, reunindo diferentes linhas de pesquisas relacionadas ao produto final da pecuária.

O Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, apresentou ao senador a filosofia de trabalho que a unidade vem adotando e também a agenda de pesquisas atual, bem como algumas das tecnologias já entregues para o setor produtivo.

De acordo com Cardoso, o centro de pesquisa vem atuando nos últimos anos dentro de um conceito que busca apresentar soluções tecnológicas para uma produção pecuária mais eficiente e, principalmente, sustentável em seus diferentes aspectos.

“A pecuária tem muito a contribuir para desenharmos sistemas que aliem a produção de alimentos com a conservação ambiental, a mitigação dos impactos no clima e o desenvolvimento socioeconômico dos territórios”.

Para o senador Hamilton Mourão, a Embrapa é essencial para o desenvolvimento da pecuária gaúcha e nacional, e a visita serviu para conhecer um pouco mais o que a unidade de Bagé vem desenvolvendo e entregando para a sociedade.

A pesquisadora Elen Nalério fez uma apresentação sobre o Centro de Referência em Carnes, iniciativa que busca reunir diferentes pesquisadores e estudos referentes à carne.

De acordo com a pesquisadora, a consolidação dessa estrutura é muito importante para o desenvolvimento de pesquisas sobre a carne em diferentes aspectos, como a sua composição, a relação entre o produto e o sistema de produção e a relação entre o consumo de carne e a saúde humana, entre outros.

Um dos projetos que a pesquisadora lidera chama-se “Prospecção nutricional e metabolômica da carne bovina produzida em sistemas pecuários modais do Rio Grande do Sul e seus potenciais impactos na saúde humana”.

Reunindo mais de 20 pesquisadores de diferentes instituições, esse projeto tem como objetivo identificar a “impressão digital” da carne bovina gaúcha, de acordo com os diversos sistemas de produção e territórios em que é produzida.

O senador conheceu ainda algumas instalações do centro de pesquisa de Bagé, como o Laboratório de Carnes e a Central Analítica, que estão sendo aprimorados com os recursos da emenda parlamentar.

Mourão visitou também a vitrine tecnológica de forrageiras e as instalações onde são realizadas as provas de avaliação de desempenho de reprodutores, como a Prova de Eficiência Alimentar e a Prova de Emissão de Gases.  

Fernando Goss

Jornalista – Núcleo de Comunicação Organizacional

Embrapa Pecuária Sul

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Bagé – RS

fernando.goss@embrapa.br

Telefone: +55 (53) 999257039
www.embrapa.br/pecuaria-sul

www.embrapa.br | fb.com/embrapa | twitter.com/embrapa