Etapa maratona desafia equipe Monster Energy Honda HRC no Rally Dakar 2026

Obrigados a cuidar das motos e com pneus desgastados, os quatro pilotos do time conseguem chegar a Hail, Arábia Saudita; Ricky Brabec mantém a vice-liderança na classificação geral, com Tosha Schareina agora em quarto

Ricky Brabec, da equipe Monster Energy Honda HRC, acelera na quinta etapa do Rally Dakar 2026, na Arábia Saudita. Crédito: HRC

IMAGENS PARA DOWNLOAD

Hail (Arábia Saudita) – A segunda parte da etapa maratona do Rally Dakar 2026 se mostrou crucial e trouxe mais mudanças na classificação geral da prova.

Depois de uma noite acampados sob as estrelas e sem assistência mecânica externa, os pilotos da equipe Monster Energy Honda HRC enfrentaram nesta quinta-feira (8/1) uma exigente especial cronometrada de 371 quilômetros na Arábia Saudita. 

O desafio valeu como quinto estágio da competição e Ricky Brabec segue firme na vice-liderança geral das motos, com Tosha Schareina agora em quarto. Também de acordo com os resultados extraoficiais, Skyler Howes e Adrien Van Beveren ganharam posições na tabela, na sexta e sétima posições, respectivamente. 

A areia na parte inicial da etapa deu lugar às lajes de pedra, travessias de rios secos e caminhos rochosos, proporcionando um teste implacável para a durabilidade dos pneus e a administração de seu desgaste.
 
Tosha Schareina sabia do desafio que o aguardava.

Depois de sofrer com problemas nos pneus na véspera e sem poder receber suporte da equipe, ele passou o tempo destinado à manutenção improvisando um reparo.

O pneu traseiro danificado recebeu o reforço de duas abraçadeiras de plástico e uma de metal. Mais uma vez o primeiro a largar, o espanhol se concentrou em controlar os riscos.

Ele seguiu limitando perdas e somou cinco minutos e meio em bônus de tempo por liderar o estágio. Uma penalidade por perder um controle de relargada, no entanto, o fez passar a sétimo na Rally GP (e 12º na geral) na etapa do dia.

Schareina agora é o quarto no acumulado, a 11min59 do líder provisório Daniel Sanders.
 
Vindo de um forte desempenho na véspera que o deixou empatado em tempo com Schareina no topo da classificação, Ricky Brabec foi o segundo a largar para a quinta etapa com o objetivo de superar o companheiro de time e mais uma vez conquistar segundos preciosos em bônus de tempo.

Uma navegação desafiadora nas lajes de pedra o surpreendeu, mas o norte-americano conseguiu chegar a Hail com o quinto tempo, após superar Schareina, conservar seus pneus e conquistar dois cruciais minutos de bônus.

A classificação agora mostra Brabec em segundo, a apenas dois minutos da liderança.
 
Skyler Howes deixou o acampamento da maratona bastante preocupado com o estado de seu pneu traseiro após os reparos que conseguiu fazer.

Obrigado a conduzir a moto com cuidado durante toda a etapa, o norte-americano teve um dia difícil após sua sequência de boas performances.

Terminou 22 minutos atrás e se mostrou aliviado ao chegar em Hail, onde a equipe finalmente pôde fazer a manutenção completa da moto e prepará-la para os próximos desafios.
 
O movimentado Dakar de Adrien Van Beveren viveu mais um capítulo. Segundo mais rápido no trecho inicial da especial, o francês viu o esforço prejudicado no km 88, quando foi obrigado a parar para retirar um emaranhado de fios de sua roda.

Um contratempo frustrante para quem buscava recuperar terreno na classificação geral. Após terminar a mais de 30 minutos do vencedor do dia, Van Beveren agora enfrenta uma batalha árdua, pois aparece a 52min31 do primeiro colocado.
 
A sexta-feira (9/1) traz a mais longa etapa do Rally Dakar 2026, rumo a Riad, capital saudita. Um exigente deslocamento de 589 km será seguido por uma especial de 331 km repleta de dunas.

Um estágio que tem tudo para favorecer os especialistas na areia e que testará ainda mais a resistência dos competidores quando a prova se aproxima da metade.
 
Válida como abertura do Campeonato Mundial de Rally Raid, a 48ª edição do Rally Dakar inclui quase oito mil quilômetros de desafios – cerca de cinco mil deles de trechos cronometrados.

A prova começou no dia 3, com o prólogo, e a chegada será no dia 17 de janeiro, em Yanbu.
 
Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda HRC)

“Tivemos o segundo dia da maratona”.

Após passarem a noite acampados em barracas no meio do nada, os pilotos largaram cedo esta manhã.

Adrien não teve uma etapa das mais fáceis, depois que um emaranhado de fios ficou preso em sua roda traseira, o que lhe custou um bocado de tempo, já que removê-los não foi tarefa simples. Ele ficou com a nona posição na Rally GP (18ª na geral).
 
Skyler teve um pneu furado na véspera por uma das várias pedras ao longo da especial e estava preocupado em não conseguir chegar a Hail.

Desse modo, pilotou de forma cuidadosa, com o objetivo de alcançar o acampamento em segurança.
 
Tosha fez novamente um excelente trabalho como o primeiro a largar. A navegação era traiçoeira, mas ele lidou bem com isso.

Penalidades e tempo acrescido em uma prova tão exigente mental e fisicamente como o Dakar são coisas que podem acontecer.

Agora é preciso se concentrar no restante do rally, já que ainda há um longo caminho até a chegada.
 
Ricky mais uma vez alcançou Tosha e eles andaram juntos. Foi mais um dia positivo e ele será o quinto a largar na próxima etapa”.
 
Ricky Brabec #9 – “Eu perdi uma ótima oportunidade no Dakar do ano passado, já que me lesionei no Marrocos e quase não tive tempo com a moto e para treinar a navegação. Demorei a me recuperar mas, desta vez, trabalhei forte desde o Marrocos e espero que o esforço traga os resultados ao fim do rally. Neste momento me sinto confortável, confiante e a moto está funcionando realmente bem. Estou gostando muito, tomara que no fim tudo valha a pena. Pessoalmente quero terminar no degrau mais alto, é o que todos querem. Mas espero que todos possam sair ilesos e felizes”.
 
Skyler Howes #10 – “Quando terminei a quarta etapa encontrei um buraco no pneu traseiro e mesmo a mousse de proteção não estava em grande estado. Estou realmente surpreso por conseguir chegar a Hail. Fizemos alguns reparos improvisados: cortei as mangas das minhas roupas térmicas e as coloquei dentro do pneu, com os géis energéticos para lubrificação. Acho que isso durou apenas alguns quilômetros, mas pegamos umas abraçadeiras de arame, tipo abraçadeiras de mangueira, e amarramos no pneu. Todos esses reparos não duraram mais que 60 km e tínhamos que completar 370. No restante do tempo, pilotei de pé, joguei meu peso para a dianteira e procurei gerar o mínimo de calor possível no pneu danificado”.
 
Adrien Van Beveren #42 –
“Um emaranhado de cabos se prendeu na minha roda traseira e precisei parar para removê-los com uma pequena ferramenta que levamos conosco na maratona. Perdi bastante tempo, já que precisei remover a roda e ela ainda ficou presa. Estou desapontado e frustrado por perder tanto tempo. Não acho que tenha culpa pelo que aconteceu, estava no meio do nada. Não foi porque eu estava no lugar errado, não estava perdido ou algo do tipo, mas sabemos que pode acontecer, é parte do Dakar. Algumas vezes a sorte é parte da prova, mas desta vez ela não estava ao meu lado”.
 
Tosha Schareina #68 – “Estou feliz por chegar ao acampamento. Não foi fácil, já que na etapa maratona precisamos cuidar da moto e dos pneus. Todos os pilotos tinham destruído seus pneus nos primeiros 200 km e, depois disso, foi o caso de sobreviver para terminar a etapa. Minha missão era de andar à frente nos dois dias, quase 800 km. Vejo que fizemos um bom trabalho, estamos em boa posição para a próxima etapa e fico feliz por isso”.
 
Resultados – Rally Dakar 2026 / Arábia Saudita
 
Classificação após a etapa 5 / Motos Geral (extraoficial – cinco primeiros)

1 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – 20h58min10
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +2min02– Monster Energy Honda HRC
3 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – +5min55
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +11min59 – Monster Energy Honda HRC
5 – Ignacio Cornejo (CHI) – #11 – +18min38
6 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +29min17 – Monster Energy Honda HRC
7 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +52min31 – Monster Energy Honda HRC
 
Classificação após a etapa 5 / Categoria Rally GP(extraoficial – cinco primeiros)

1 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – 20h58min10
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +2min02– Monster Energy Honda HRC
3 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – +5min55
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +11min59 – Monster Energy Honda HRC
5 – Ignacio Cornejo (CHI) – #11 – +18min38
6 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +29min17 – Monster Energy Honda HRC
7 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +52min31 – Monster Energy Honda HRC
 
Etapa 5 Motos / Geral (extraoficial)

1 –  Luciano Benavides (ARG) – #77 – 4h06min51
2 – Ignacio Cornejo (CHI) – #11 – + 3min51
3 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +2min37
4 – Bradley Cox (AFS) – #7 – +7min22
5 – Ricky Brabec (EUA) – #9 – +9min16seg – Monster Energy Honda HRC
12 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +19min13 – Monster Energy Honda HRC
15 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +21min53 – Monster Energy Honda HRC
18 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +32min21 – Monster Energy Honda HRC
 
Etapa 5 Motos / Categoria Rally GP (extraoficial)

1 –  Luciano Benavides (ARG) – #77 – 4h06min51
2 – Ignacio Cornejo (CHI) – #11 – + 3min51
3 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +2min37
4 – Bradley Cox (AFS) – #7 – +7min22
5 – Ricky Brabec (EUA) – #9 – +9min16seg – Monster Energy Honda HRC
7 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +19min13 – Monster Energy Honda HRC
8 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +21min53 – Monster Energy Honda HRC
9 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +32min21 – Monster Energy Honda HRC

Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil   Jornalista responsável: Ângela Monteiro    
Telefone: (11) 99628-2222  E-mail: angela@mundopress.com.br 
Sala de imprensa virtual: Acesse

Continue sempre bem informado acessando nossos portais:

  • Jornal Dia Dia
    Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade.
  • Jornal Brasil Regional (JBR)
    O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade.
  • Castilho Notícias (News)
    O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade.
  • Casa e Jardim
    Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos.
  • B10 Brasil
    As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.