

Análise de Mídia – 24/10/2025 
– Folha de S. Paulo destaca que após a derrubada da medida provisória que previa alta de impostos, aumentaram as pressões no Congresso sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta, para pautar o PLP (Projeto de Lei Complementar) do devedor contumaz.
Oito frentes parlamentares se reuniram para lançar um manifesto nesta quinta (23) em apoio à medida.
O texto, que tem um requerimento de urgência apresentado para ser levado ao Plenário, ganhou força após operações policiais que expuseram esquemas de lavagem de dinheiro do crime organizado e de fraudes nos setores de combustíveis e financeiro.
O manifesto foi assinado pela Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, da Agropecuária, do Biodiesel, de Comércio, Serviços e Empreendedorismo, pelo Livre Mercado, da Saúde, pela Mulher Empreendedora e das Micro e Pequenas Empresas.
Leia +: https://bit.ly/49gnye7
– Estadão informa que o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, fez um discurso duro em defesa do projeto de lei que pune o devedor contumaz de impostos a uma plateia formada por parlamentares e representantes do setor privado.
O empresariado e a Receita fizeram uma parceria em defesa do projeto de lei que está há mais de um mês parado aguardando decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O líder da bancada ruralista, Pedro Lupion (PP-PR), afirmou que Motta sinalizou, na reunião de líderes desta terça-feira, 21, que o projeto pode ter avanços na próxima semana, com possível votação nos próximos dias.
Leia +: https://bit.ly/474ifx4
– Folha de S. Paulo divulga que apresentada há 20 dias, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma administrativa travou na Câmara dos Deputados e ainda não tem assinaturas suficientes para ser protocolada.
Os relatos são de resistência a endossar a proposta pela possibilidade de críticas de servidores públicos –eventuais eleitores em 2026–, do receio da repercussão após a rejeição da PEC da Blindagem e de atuação de associações contrárias.
A situação fez com que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), passasse a agir pessoalmente para convencer bancadas e partidos para que subscrevam a PEC. De acordo com relatos, ele procurou líderes de partidos e o presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), Pedro Lupion (PP-PR), para pedir ajuda. A bancada é uma das forças mais expressivas da Casa, com cerca de 300 deputados. Leia +: https://bit.ly/4hpSIlz
– Globo Rural fala que a falta de silos impacta a malha rodoviária dos principais eixos de escoamento agrícola. A situação é especialmente delicada no Centro-Oeste, que concentra quase a metade da safra nacional de grãos, e onde 47% do que é produzido não tem onde ser armazenado. Os silos da região têm capacidade instalada para 84,5 milhões de toneladas de grãos. Na safra 2024/2025, o déficit foi de quase 75 milhões de toneladas.
Leia +: https://bit.ly/4qkJivL
– Agro Estadão divulga que em reunião realizada nesta quinta-feira, 23, em São Paulo, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luís Rua, e o comissário europeu para a Agricultura, Christophe Hansen, consolidaram avanços na pauta sanitária entre Brasil e União Europeia (UE). O encontro deu sequência às tratativas iniciadas durante a missão brasileira à UE, em outubro, e marcou um novo capítulo na cooperação sanitária e comercial entre as duas partes. O destaque ficou por conta do retorno do sistema de pré-listing para estabelecimentos brasileiros autorizados a exportar carnes de aves ao bloco europeu.
Leia +: https://bit.ly/47D6yxr
– Globo Rural informa que exportadores brasileiros de café e de carne bovina redobraram as expectativas com possíveis avanços nas negociações entre Brasil e Estados Unidos para a redução ou retirada de tarifas para envio das duas commodities aos americanos. Os produtos deverão ser citados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião que terá com Donald Trump prevista para ser realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, no domingo (26/10).
Leia +: https://bit.ly/3WkkXs8
– Agro Estadão fala que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi o ponto central dos debates sobre sustentabilidade e agronegócio durante o evento “Pacto pelo Código Florestal”, realizado nesta quinta-feira, 23, em Brasília (DF). Representantes dos setores público, privado e da sociedade civil defenderam que a validação do CAR é o passo decisivo para destravar a implementação do Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), sancionado há 13 anos. Organizado por Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Coalizão Brasil, Climate Policy Initiative (CPI/PUC-Rio), Conservação Internacional, Diálogo Florestal, Observatório do Código Florestal e o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), o pacto propõe responsabilidades compartilhadas entre governos, setor produtivo e sociedade civil.
Leia +: https://bit.ly/4nl8ijF
– Globo Rural divulga que mais de 30 empresários brasileiros do setor de carne bovina estão em missão em Jacarta, capital da Indonésia, para tentar ampliar as relações comerciais com o país do sudeste asiático. Uma lista de 40 frigoríficos aguarda habilitação do país para iniciar as exportações. Se aprovada integralmente, vai mais que dobrar o número de plantas autorizadas a vender a proteína. Atualmente, são 38 unidades. As exportações brasileiras para lá atendem às normas de certificação halal, em conformidade com a lei islâmica para atender exigência para o consumo muçulmano.
Leia +: https://bit.ly/48F7AtW 
– O Globo informa que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira que o governo deve apresentar até a próxima semana uma proposta para compensar as perdas de arrecadação provocadas pela caducidade da Medida Provisória (MP), que tratava da reformulação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A medida fazia parte do conjunto de ações fiscais do Ministério da Fazenda voltadas à recomposição de receitas e ao equilíbrio das contas públicas, mas perdeu a validade sem ser votada pelo Congresso. Segundo Motta, a prioridade da Câmara neste momento será avançar nas propostas de corte de gastos, enquanto a revisão das isenções tributárias deve ficar para uma segunda etapa.
Leia +: https://bit.ly/48KOti6
– O Globo fala que o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira para permitir a indicação de parentes para cargos de natureza política, desde que seja comprovada qualificação técnica. O julgamento continua na próxima semana e ainda podem ser feitas mudanças no entendimento. Os cargos considerados políticos são, por exemplo, um ministro do governo federal ou secretários estaduais e municipais.
Leia +: https://bit.ly/4hq6YKQ
– Folha de S. Paulo divulga que o governo Lula (PT) começou a procurar parlamentares para recompor sua base no Congresso Nacional, após a demissão de aliados políticos de deputados que votaram contra a MP (medida provisória) do aumento de impostos. A estratégia é que isso seja usado para atender aos aliados que apoiarem o Executivo em votações prioritárias até o fim do ano. O rearranjo também busca privilegiar políticos que sinalizarem que deverão caminhar com Lula em 2026. O presidente afirmou de forma categórica nesta quarta-feira (22) que disputará a reeleição, para buscar um quarto mandato.
Leia +: https://bit.ly/47sOl4D

