FPA: Análise de Mídia – 26/08/2025

Análise de Mídia – 26/08/2025  
– O Globo divulga que o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nesta segunda-feira que os produtos agropecuários atingidos pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos serão comprados pelo governo brasileiro a valores já definidos nos programas nacionais, sem equiparação ao preço de exportação.

“Nós não teremos como pagar preços de exportação, preços que são fixados em dólar. São preços que levam em consideração uma remuneração adequada ao produtor” — afirmou o ministro.
Leia +: https://bit.ly/4fR4554

– Valor Econômico destaca que o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, explicou nesta segunda-feira (25) que a carne bovina e o café não foram incluídos na lista de produtos passíveis de aquisição pelo governo, via programas de compras públicas. Segundo ele, esses itens possuem capacidade de escoamento em outros mercados.

Além disso, o ministro afirmou acreditar que o café e a carne bovina tendem a ser contemplados na lista de exceções às tarifas impostas pelos Estados Unidos, já que seus preços tiveram alta no mercado americano.
Leia +: https://bit.ly/4oSTrik

– Agência Brasil informa que o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que, se necessário, o 26 de agosto de 2025 governo federal prorrogará a validade da Medida Provisória (MP) que criou o Programa Brasil Soberano pelo tempo que durarem as consequências das sobretaxas que o governo dos Estados Unidos (EUA) impôs à compra de alimentos brasileiros por importadores norte-americanos.

“A MP tem validade de 180 dias. Seis meses [durante os quais] esses mecanismos podem ser utilizados. Evidentemente, se for preciso prorrogar [a MP], o governo brasileiro vai prorrogar”, declarou Teixeira em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25).
Leia +: https://bit.ly/4mYMjPE

– Globo Rural divulga que Chile, Namíbia, Macedônia do Norte e Arábia Saudita comunicaram nesta segunda-feira (25/8) o fim dos embargos à carne de frango do Brasil após a conclusão do foco de gripe aviária em uma granja comercial, ocorrido em maio no município de Montenegro (RS).

Apesar do anúncio, seis destinos ainda mantêm restrições à carne de aves de todo o Brasil. São eles: China, Canadá, Malásia, Paquistão, Timor-Leste e União Europeia.
Leia +: https://bit.ly/4n3EjNr

– Editorial do Globo fala que o Brasil deverá fechar o ano com nova safra recorde de grãos. Maior produtor nacional, Mato Grosso é o dínamo do setor.

Da porteira para dentro, reinam empreendedorismo e tecnologia. Mas falta transporte eficiente para escoar a produção.

A maior parte dos grãos mato-grossenses é exportada por portos do Sudeste e do Sul. Para mudar essa situação, o governo federal deveria acelerar a concessão da Ferrogrão, ferrovia com quase mil quilômetros entre Sinop (MT) e Itaituba (PA).

A ideia é construir a estrada de ferro ao lado da rodovia BR-163, já existente. Previsto no Novo PAC, o projeto está parado.
Leia +: https://bit.ly/45O3tsq

– Valor Econômico divulga que presidentes de cinco partidos da direita e centro-direita reforçaram, nesta segunda-feira (25), que buscarão união na eleição presidencial de 2026 para dar alternativas à possível candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O grupo avalia a decisão a ser tomada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a indicação de sucessor e tem simpatia por nomes como os dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Jr. (PSD).

Os dirigentes Valdemar Costa Neto (PL), Antonio Rueda (União Brasil), Gilberto Kassab (PSD), Renata Abreu (Podemos) e Baleia Rossi (MDB) participaram do Seminário Brasil Hoje, promovido pelo grupo Esfera Brasil, em São Paulo.

As falas reiteraram a avaliação de que o país precisa de um caminho de moderação, distante de extremismos, e alinhado a políticas de controle fiscal, corte de gastos e reformas.
Leia +: https://bit.ly/4fX9dVt

– O Globo fala que a Procuradoria-Geral da República (PGR) tem até quarta-feira para apresentar sua manifestação sobre um possível descumprimento de medidas cautelares por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na sexta-feira, a defesa de Bolsonaro negou ter desrespeitado as obrigações e afirmou que o ex-presidente não tentou fugir do país.

O suposto descumprimento das cautelares foi apontado pela Polícia Federal (PF) na semana passada, no mesmo relatório em que indiciou Bolsonaro e um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por coação no curso do processo abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Leia +: https://bit.ly/3Vp1fuB

– Painel, da Folha de S. Paulo informa que o comando da recém-formada federação União Progressista, que juntou União Brasil e PP, passou a admitir nos bastidores a expulsão de ministros filiados às legendas que se recusam a deixar o governo Lula.

Na mira estão André Fufuca (Esporte), do PP, e Celso Sabino (Turismo), do União Brasil.

Até o mês que vem, a federação deve aprovar uma diretriz para rompimento com o governo Lula, levando à obrigação de entrega dos cargos.
Leia +: https://bit.ly/45yZL77

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com