Governo de Mato Grosso apresenta políticas de transformação digital a municípios

Secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, participa na próxima semana do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes em Cáceres

O Governo de Mato Grosso vem investindo em diversas frentes para fomentar uma cultura de inovação e a transformação digital do Estado.

O avanço na jornada digital vem com a consolidação da plataforma MT Cidadão, um aplicativo que unifica, em um só ambiente, serviços públicos do Poder Executivo e de órgãos parceiros. 

Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, que apresenta as inovações estaduais a prefeitos, gestores e servidores na próxima semana em Cáceres, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Centro-Sul do Estado, a iniciativa vai muito além da adoção de soluções tecnológicas: trata-se da construção de uma cultura de inovação, sustentada por normas, planejamento estratégico, qualificação da oferta de serviços e uso inteligente de dados.

“Quando iniciamos esse trabalho, Mato Grosso ocupava a 25ª posição no índice de oferta de serviços digitais entre todos os estados.

Hoje já alcançamos o nível “muito bom” e seguimos evoluindo em diversas frentes para alcançar o nível “ótimo” ”, destaca o secretário.

No âmbito dos serviços públicos, a ênfase está na automação e, sobretudo, na integração entre diferentes instâncias do Poder Público.

“O cidadão não precisa mais correr de uma repartição a outra para concluir um único pedido”, explica Brandão.

Por meio do MT Cidadão, os usuários já podem renovar a Carteira Nacional de Habilitação, transferir veículos e realizar rematrículas de alunos da rede estadual de forma totalmente digital, sem sair de casa.

A plataforma também disponibiliza a emissão de carteirinhas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e permite a negociação de dívidas com a Procuradoria Geral do Estado.

Mais recentemente, o Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de Contas estão trabalhando para integrar seus serviços ao aplicativo, ampliando ainda mais o alcance da plataforma e reforçando seu papel como hub de serviços digitais em Mato Grosso.

Além do governo estadual, o secretário destaca que as prefeituras também podem se beneficiar da infraestrutura digital integrada, seja por meio da oferta de serviços locais dentro da plataforma, seja pela criação de pontes de interoperabilidade que simplificam a relação com o cidadão.

“Quanto mais cidades se conectarem a essa jornada, mais ágil e transparente será o atendimento ao público, fortalecendo a participação das pessoas na gestão”, afirma Brandão.

Networking – O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Centro-Sul de Mato Grosso é promovido pela Rede Cidade Digital, em parceria com a Prefeitura de Cáceres, com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai (CIDES ARP), do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental da Região Sul (CIDESASUL). 

O evento vai reunir, na próxima quinta-feira (12), em Cáceres, prefeitos, gestores, servidores públicos e especialistas tem como objetivo promover a interação entre os municípios, apresentando soluções tecnológicas aplicáveis ao desenvolvimento sustentável das cidades da região.

O Fórum é gratuito para servidores públicos, representantes de universidades e instituições e as inscrições devem ser feitas pelo site: https://www.sympla.com.br/rcd.

Além de palestras e debates com especialistas e líderes municipais, os participantes terão acesso a soluções inovadoras oferecidas pela DGT, Portal de Compras Públicas e RLZ.

Serviço: 

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Centro-Sul de Mato Grosso

Data: 12 de junho de 2025

Local: Centro de Eventos Maria Sofia Leite – Cáceres/MT

Horário: Das 8h às 17h

Inscrições gratuitas para servidores públicos: https://www.sympla.com.br/rcd

Informações: imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41) 3015-6812