Indústria brasileira mobiliza 27 empresas em missão ao Chile com expectativa de movimentar US$ 1 milhão em negócios

Foto: Agência de Notícias da Indústria/Google

De 3 a 5 de junho, delegação brasileira se reunirá com 18 compradores internacionais e poderá acompanhar tendências do mercado global e se preparar para novas exigências regulatórias

Com o intuito de fortalecer parcerias comerciais e ampliar a presença da indústria brasileira no mercado internacional, 27 empresários brasileiros e outros 18 chilenos participam da Missão Empresarial ao Chile, de 3 a 5 de junho.

A expectativa é movimentar pelo menos US$ 1 milhão em negócios durante o encontro. A programação acontecerá na sede da Sociedad de Fomento Fabril (SOFOFA), representante da indústria local, em Santiago.

A missão empresarial é liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Com programação voltada à promoção de negócios, integração institucional e troca de experiências, a iniciativa é focada nos setores metalmecânico, automotivo, de partes e peças, plásticos e borrachas.

As empresas brasileiras terão oportunidade de se conectar com compradores internacionais, acompanhar tendências do mercado global e se preparar para novas exigências regulatórias.

Um dos destaques da agenda é o seminário sobre autocertificação de origem, voltado especialmente para pequenas e médias empresas exportadoras.

A atividade abordará a nova forma de empresas brasileiras certificarem a origem dos seus produtos – de maneira independente -, que está em vigor desde março de 2025.

O Chile é considerado uma referência em autocertificação de origem porque adota esse modelo há anos, com processos consolidados e reconhecidos internacionalmente.

Indústrias e governos se encontraram na CNI, em abril

A Missão Empresarial ao Chile é parte de uma série de esforços para estreitar os laços econômicos entre os dois países.

Em abril, o Fórum Empresarial Brasil-Chile reuniu cerca de 250 participantes na CNI, em Brasília, durante a visita oficial do presidente chileno, Gabriel Boric.

O encontro, promovido pela CNI e pela SOFOFA, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reforçou o compromisso dos dois governos com o fortalecimento da cooperação empresarial.

Países são parceiros estratégicos na América Latina

O Brasil e o Chile são parceiros econômicos estratégicos na América Latina e têm relação comercial sólida e em expansão: enquanto o Brasil é o principal destino das exportações chilenas na região, o Chile é o terceiro maior mercado para os produtos brasileiros.

Ao longo das últimas décadas, os países aprofundaram seus vínculos por meio da modernização de acordos comerciais, criando uma base robusta para a integração econômica.

O Chile é o 7º maior parceiro comercial do Brasil e representa 2,1% da corrente de comércio brasileira.

Em 2024, o intercâmbio comercial entre os dois países somou US$ 11,7 bilhões, sendo US$ 6,7 bilhões em exportações brasileiras para o Chile e US$ 5 bilhões em importações.

A indústria da transformação tem papel relevante: na última década, o setor produtivo representou 69,8% das exportações do Brasil para o Chile e 64,8% das importações brasileiras de produtos chilenos.

Os dados são de um levantamento feito pela CNI com base em estatísticas do Comex Stat.

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

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