Mastercard lança no Brasil nova versão de indicador de gastos do consumidor no varejo

O SpendingPulse™ fornece informações diárias sobre os gastos dos consumidores por setor e região

Indicador aponta um aumento de 10,9% nas vendas totais no varejo no Brasil em abril em comparação com o mesmo período do ano passado

São Paulo, 12 de junho de 2025 – A Mastercard está lançando uma nova versão do SpendingPulse™ para o Brasil. O SpendingPulse™ é uma plataforma que fornece estimativas e insights sobre as atividades de vendas no varejo em nível nacional, regional e local.

Usando dados agregados e anônimos da Mastercard e modelos que representam todos os tipos de pagamento, a plataforma ajuda as empresas a melhorar o desempenho com base em indicadores macroeconômicos.

Para o relançamento no Brasil, haverá detalhamentos por regiões e mais de 50 mesorregiões nos estados do Sul e Sudeste.

Disponível para clientes em 19 países em todo o mundo, a plataforma fornece informações diárias sobre os gastos dos consumidores em vários segmentos de varejo e serviços, como supermercados, eletrônicos, vestuário, restaurantes e hospedagem.

Em média, o SpendingPulse capturou 1.2 bilhão de transações por mês e representou 3,4 trilhões de reais em vendas no varejo em 2024.

Os clientes que adquirem o SpendingPulse podem visualizar uma plataforma interativa com indicadores-chave e um relatório mensal detalhado.

As informações exclusivas sobre os gastos dos consumidores e a experiência dos principais economistas fornecem uma visão abrangente das tendências de consumo, auxiliando nas decisões estratégicas de empresas, analistas e formuladores de políticas.

De acordo com Gustavo Arruda, Economista-chefe para a América Latina e o Caribe (LAC) do Mastercard Economics Institute (MEI), a plataforma utiliza modelos avançados que consideram de forma anônima as atividades de varejo online e em lojas físicas.

“O SpendingPulse™ oferece aos clientes uma melhor compreensão dos hábitos de compra dos consumidores brasileiros em gastos essenciais e não essenciais, permitindo que os clientes alinhem suas estratégias operacionais com as mudanças identificadas”, comenta.

Vendas no varejo em Abril de 2025  

De acordo com o Mastercard SpendingPulse™, as vendas totais no varejo no Brasil aumentaram 10,9% em abril em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os setores com melhor desempenho no mês incluíram hospedagem (21,4%), supermercados (17,2%) e eletrodomésticos (16,7%), todos com crescimento de dois dígitos em relação ao ano anterior.

O feriado da Páscoa explica em parte o forte desempenho anual.

Conforme explicado por Gustavo, o forte desempenho do estado de Santa Catarina (21,1%), seguido pelo estado do Rio Grande do Sul (17,9%), ajuda a explicar parte da performance geral.

Na divisão setorial, o setor de alimentos apresentou um resultado expressivo em toda a linha.

No caso dos alimentos, os resultados apresentam diferenças regionais. Enquanto os estados de Santa Catarina (26,6%), Espírito Santo (23,0%) e Rio Grande do Sul (19,7%) lideraram o resultado, Brasília (13,3%), Pernambuco (13,0%) e Maranhão (13,0%) contrabalançaram o desempenho.

Gustavo também mencionou que os resultados refletem diferentes dinâmicas nos preços. De acordo com o IBGE, a inflação geral no varejo está em torno de 6,2%, com os preços dos supermercados em 6,5% em termos anuais.

Sobre Mastercard SpendingPulse

O Mastercard SpendingPulse mede as vendas no varejo nacional com base em insights agregados e anônimos da Mastercard, representando todos os tipos de pagamento em mercados selecionados em todo o mundo.

O Mastercard SpendingPulse define “Vendas no Brasil” como vendas em varejistas de todos os tamanhos.

Os insights do SpendingPulse não são indicativos do desempenho da empresa Mastercard; os insights e as previsões estão sujeitos a alterações.

Sobre Mastercard

A Mastercard impulsiona economias e empodera pessoas em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.

Junto com nossos clientes, estamos construindo uma economia sustentável onde todos possam prosperar.

Oferecemos uma variedade de opções de pagamentos digitais, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis.

Nossas redes, tecnologia, inovação e parcerias se combinam para fornecer um conjunto único de produtos e serviços que ajudam pessoas, empresas e governos a alcançar seu mais elevado potencial.

www.mastercard.com

📩 imprensa.mastercard@fleishman.com.br