Moraes diz que Bolsonaro pode ser absolvido, mas não acredita em volta ao poder

Moraes diz que Bolsonaro pode ser absolvido, mas não acredita em volta ao poder

Moraes diz que Bolsonaro pode ser absolvido, mas não acredita em volta ao poder

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser absolvido nos processos criminais que enfrenta. A declaração foi dada ao jornalista norte-americano Jon Lee Anderson, em entrevista publicada na última segunda-feira (7) pela revista The New Yorker.

“É possível que Bolsonaro seja absolvido no processo criminal, porque o julgamento está apenas começando”, declarou Moraes. Apesar disso, o ministro afirmou não acreditar em um eventual retorno político do ex-presidente.

Segundo Moraes, as duas condenações de Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o tornaram inelegível, seguem válidas e já foram levadas ao STF. “Somente o Supremo poderia revertê-los, e não vejo a menor possibilidade de isso acontecer”, afirmou.

Outras possibilidades

Moraes também comentou a hipótese de Michelle Bolsonaro ou algum dos filhos do ex-presidente se lançar como candidato à Presidência com seu apoio. No entanto, ele destacou que nenhum deles possui o mesmo nível de articulação com as Forças Armadas como Bolsonaro tinha.

Réu por tentativa de golpe

No fim de março, Bolsonaro virou réu no STF após a Primeira Turma da Corte aceitar denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele é acusado de articular, junto com aliados, uma tentativa de golpe para anular o resultado das eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Moraes negou que haja qualquer tipo de perseguição política no caso. “Toda a narrativa de perseguição política, a alegação de inimizade pessoal, tudo isso entrou em colapso, porque não foi apenas a Polícia Federal que os acusou — o próprio procurador-geral decidiu prestar queixa”, afirmou o ministro.

João Maria Vicente, com Metropoles

Foto Antônio Cruzz/Agência Brasil