
A NOVUS, líder global em nutrição animal inteligente, realizou em Curitiba (PR) a 3ª edição do evento Mulheres do Agro, reunindo um seleto grupo de mulheres do Sul do Brasil que são experts em aves e suínos.
O evento conectou mulheres que ocupam posições de liderança nessas importantes cadeias produtivas, criando um espaço de diálogo, inspiração, networking e fortalecimento mútuo.
“Quando idealizamos esse evento pela primeira vez, pensamos em proporcionar um momento de aprendizado e conexão entre líderes femininas”, diz Kelen Zavarize, gerente de serviços técnicos da NOVUS. “A cada edição, vemos como as participantes podem inspirar umas às outras por meio de suas histórias, conquistas e desafios que superam. É gratificante ver a evolução e o fortalecimento dessa rede ao longo dos anos. Temos participantes conosco desde a primeira edição e outras que estão aqui pela primeira vez, ampliando o alcance e o impacto do que discutimos aqui”.
Débora Reolon, gerente sênior de serviços técnicos da NOVUS, afirma que “o objetivo é criar um ambiente de confiança, no qual discutimos o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de refletir sobre o papel da liderança feminina no agronegócio.
Esperamos que cada participante tenha saído empoderada e com novas ferramentas para construir uma carreira ainda mais sólida e equilibrada”.
Durante o evento, Laura Muñoz, diretora sênior de marketing estratégico global da NOVUS, abordou o tema: A voz da nova liderança feminina, compartilhando como seu desenvolvimento pessoal influenciou a gestão de equipes e como certos fatos ao longo da carreira a impactaram.
“A Novus oferece oportunidades incríveis, que apoiam você, que te colocam no centro da comunidade”, diz ela.
“E isso me ajudou, nessa segunda etapa do meu desenvolvimento profissional, a crescer e a me empoderar como mulher. A empresa me deu o espaço para isso. Mas também, no lado pessoal, há certas decisões que são importantes e que você precisa tomar. No fim, tudo isso me transformou em uma pessoa que lidera de forma muito mais empática, muito mais consciente de que todos temos uma vida por trás. Os resultados são importantes, mas não a qualquer custo. O processo também é fundamental. Precisamos ser líderes mais empáticos, com mais colaboração e confiança”.
A programação também contou com a participação de Carla Rodrigues, gerente agropecuária do Grupo Pioneiro, que compartilhou sua trajetória profissional e visão sobre liderança.
“Ser líder é amar e inspirar pessoas. É fazer com que encontrem prazer no que fazem, transformando o trabalho em algo leve e significativo. Participar deste evento é um privilégio. Poder compartilhar minha história e, quem sabe, ajudar outra mulher a superar um desafio, é um ato de amor”, afirma.
Outro destaque foi a palestra de Ines Andretta, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que falou sobre as mulheres na pesquisa agropecuária.
“Infelizmente, ainda há situações que limitam o potencial dessas mulheres nessas industrias. Este é um grupo de mulheres líderes no agronegócio. Todas passaram pela universidade e podem impactar outras, que ainda estão iniciando a trajetória profissional.”
Uma mesa-redonda contou com a participação de Luciana Dalmagro, fundadora do Fundo de Granja, e Joanita Karoleski, que compartilharam suas experiências, cases de sucesso e os desafios em liderar as novas gerações.
Para falar com Zavarize, Reolon ou Muñoz sobre os grupos liderados por mulheres na NOVUS, preencha o formulário: https://www.novusint.com/contact/
Thiago Silva Texto Comunicação Corporativa
