O cliente é quem decide: Jota lança agente financeiro hiperpersonalizável para usuário automatizar finanças

Novidade fornece autonomia com tecnologia que permite configurar ações que envolvem o dia a dia e vida financeira do cliente; momento também marca o fim do ciclo do mercado que lucra com o esquecimento 

Davi Holanda, fundador e CEO do Jota | Crédito de imagem: Divulgação Jota

Embora 78% dos brasileiros tenham conta corrente em alguma instituição financeira — física ou digital —, 63% afirmam que não investem por falta de recursos ou conhecimento, segundo um estudo realizado em 2024, encomendado pelo Mercado Pago ao Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad).

Diante desse cenário, cresce a busca por formas mais simples e acessíveis de fazer o dinheiro girar no dia a dia. 

É nesse contexto que o Jota, assistente financeiro e pessoal com inteligência artificial conversacional que funciona diretamente no WhatsApp, acaba de dar um novo passo em sua jornada inovadora, com o lançamento do Rende+, agente de hiperpersonalização com rendimento automático.

A nova ferramenta oferece ao usuário autonomia sobre como o dinheiro deve se comportar, marcando o fim da era dos bancos que lucram com o esquecimento.

“Diferente dos modelos tradicionais, em que os bancos impõem regras e ganham com o dinheiro parado, o Jota coloca o cliente no centro das decisões.

Para nós, as finanças devem ser inteligentes e responder a cada rotina, trabalhando como o usuário quiser. O agente vem personalizado com cada objetivo e estilo de vida, mas é muito além disso, ele é o cérebro da sua vida financeira, adaptável aos seus objetivos.

A lógica do mercado financeiro sempre foi lucrar com o esquecimento e com a distração. Nós viemos para mudar isso”, explica Davi Holanda, fundador e CEO do Jota. 

Com um público amplo, voltado principalmente para empreendedores, mas também podendo ser utilizado como alternativa para pessoas físicas, o produto foi pensado para oferecer automação inteligente de caixa, garantindo que cada centavo esteja trabalhando com eficiência, sempre

O resultado é um novo modelo de relacionamento com as finanças, mais fluido, transparente e, acima de tudo, controlado por quem realmente importa — o cliente.

“Com o Jota, o cliente automatiza o rendimento do dinheiro que tem em outros bancos, do jeito que quiser. Ele pode, por exemplo, instruir o assistente a puxar uma parte do salário todo quinto dia útil para a conta Jota e ver o saldo render 100% do CDI na hora — sem esforço manual e sem correr o risco de esquecer de colocar para render”, completa Holanda. 

Além disso, a novidade permite realizar ações como: programação do envio diário, em horário determinado, de quanto a conta rendeu; solicitação de  resumo semanal do rendimento em um dia específico; controlar contas de diferentes bancos e centralizar em único canal inteligente; transferência para colaborador ou fornecedor em dia determinado; verificar se caiu o salário; pagamento de boletos recorrentes com datas específicas, dentre outros.

Todo o gerenciamento pode ser feito por comandos de voz ou texto diretamente no WhatsApp, e sem necessidade de aplicativo. 

Com a novidade, o Jota consolida sua posição como um dos protagonistas da revolução financeira no Brasil, colocando a inteligência artificial a serviço das pessoas, e não das instituições.

“O jogo mudou. Deixamos de construir produtos para começar a entregar poder. Saímos das funcionalidades genéricas para uma era de capacidades personalizadas e o controle agora é do cliente”, pontua o CEO da startup.

Além de todos os benefícios, a novidade ainda tem o diferencial de segurança. Isso porque o saldo dos usuários fica completamente separado do patrimônio da instituição de pagamento (Celcoin) e é depositado diretamente no Banco Central.

Essa estrutura elimina riscos de crédito e assegura que o dinheiro esteja protegido, independentemente de qualquer situação envolvendo a empresa.

“Mais do que uma nova função, o Jota entrega uma nova mentalidade: o dinheiro passa a ser inteligente, dinâmico e age proativamente em favor do cliente”, destaca Davi Holanda.

Como usar o Jota

Para usar o Jota, o processo é simples, direto e leva menos de 2 min: basta adicionar o número oficial (+55 11 4004-8006) no WhatsApp e seguir os passos para criar sua conta digital.

Com apenas a confirmação de alguns dados básicos o usuário já pode conversar com o assistente usando voz, texto ou imagem para verificar seu extrato inteligente na hora ou com uma recorrência, fazer pagamentos por Pix ou boleto e gerar QR Codes de cobrança.

Com ele, também é possível solicitar para ser lembrado de ações corriqueiras, como um remédio, a entrega de um trabalho importante e até mesmo uma reunião.

Tudo isso sem precisar baixar nenhum aplicativo, já que as interações acontecem direto no WhatsApp. O teste pode ser feito de maneira imediata.

Abra sua conta, faça seu depósito e veja o dinheiro render automáticamente!

Sobre o Jota:

O Jota é um assistente financeiro e pessoal com inteligência artificial conversacional que funciona diretamente no WhatsApp.

Trazendo uma nova forma de se relacionar com o tempo e dinheiro dos brasileiros, o serviço reduz a complexidade e a burocracia das operações bancárias e otimiza ações do dia a dia.

Por meio do Open Finance, o Jota permite que o usuário faça transferência usando outros bancos de maneira segura sem sair do Whatsapp – tudo podendo ser comandado por mensagem de áudio, texto ou imagens, dos pagamentos de boletos e Pix até geração de cobranças.

Liderado por Davi Holanda, que também foi fundador da Bankly e teve passagem pela PagBank, no início de 2024, o Jota captou US$ 8,9M em uma rodada Seed liderada pela MAYA Capital e participação da HOF Capital – também investidora da Open AI, do Stripe e da Alter Global, com o intuito de simplificar a gestão e as operações financeiras para empreendedores e pessoas físicas.

Para mais informações, acesse o link.

Maytê Lopes Executiva de Atendimento +55 11 95430-8911