Olhando para os lados antes de rezar 🇨🇳👀

Exigir que todas as crenças religiosas da China sejam alinhadas à ideologia do governo tem sido uma das prioridades de Xi Jinping.

Como resultado, as intervenções, demolições e prisões de líderes religiosos — principalmente cristãos — nunca foram tão altas no país asiático quanto agora. Isso e muito mais você confere na edição de hoje.

Boa tarde.

No Espresso de hoje, você vai ver:

 O controle religioso na China está mais forte a cada dia;

 O ano em que os estrangeiros definitivamente se apaixonaram pela caipirinha;

 Você já parou pra pensar um pouco na sua urina? Tem empresa que já…;

 Os EUA deram um 180º na pirâmide alimentar;

 Os EUA deixaram claro como querem que a Venezuela gaste o dinheiro do petróleo.    

 Seu biscoitinho da sorte

Não se deve fazer as coisas de qualquer jeito; ao observar o universo, percebe-se a importância de fazer o melhor e de se divertir Monja Cohen

O controle religioso na China está mais forte a cada dia
| Mundo

Philip Fong)

A fé sob vigilância: A China passou a apertar ainda mais o cerco contra grupos religiosos que não seguem estritamente as regras do governo.

Os mais afetados por essas políticas de controle são igrejas cristãs independentes que, nos últimos dias, viram quatro de seus principais líderes serem presos. Outros dois religiosos estão desaparecidos.

O que está por trás disso? Na China, as igrejas que têm autorização para funcionar são controladas pelo Estado. Os pregadores delas, inclusive, precisam ser aprovados pelo Partido Comunista Chinês.

Mas existe um outro grupo de instituições religiosas que operam de forma “clandestina”, já que não possuem autorização para realizar cultos e cerimônias.

Essas chamadas “igrejas domésticas” já existem há anos e eram até “toleradas” pelas autoridades — mesmo sendo consideradas oficialmente ilegais.

 Eis que tudo mudou: O governo de Xi Jinping reforçou uma política batizada de “sinicização da religião”, que exige que as crenças religiosas se adaptem totalmente à ideologia e aos valores do Partido Comunista.

Na prática, isso tem gerado maior vigilância sobre igrejas independentes, prisões de líderes religiosos, demolição de templos e até a proibição de cultos online e outras atividades coletivas.

Muitos cristãos chineses dizem que, se antes havia advertências e multas, agora as prisões acontecem de forma mais rápida e direta.

Por que o governo faz isso? Pequim argumenta que as igrejas clandestinas são subversivas e têm vínculos com organizações estrangeiras.

Por outro lado, organizações de direitos humanos falam em crimes contra a liberdade de expressão e pedem a libertação dos presos e o fim da repressão.

Zoom out: Em 2018, o governo chinês declarou que havia mais de 44 milhões de cristãos no país — sendo 38 milhões de protestantes.

Mesmo assim, organizações cristãs dizem que há dezenas de milhões a mais, mas que preferem não se identificar.

Compartilhe          

O ano em que os estrangeiros definitivamente se apaixonaram pela caipirinha | Brasil (Pulsar) Não, não é impressão sua.

De fato, há cada vez mais estrangeiros andando pelas ruas do nosso país. Para falar a verdade, nunca houve tantos deles por aqui.

Welcome, gringos!”: 2025 ficou marcado como o ano em que o turismo internacional voltou a ser um dos grandes trunfos do Brasil.

Isso porque, superando todas as expectativas, o país registrou a chegada de 9,2 milhões de turistas internacionais — uma alta de quase 40% em relação a 2024.

 De onde vieram? Transformando o portunhol em um “dialeto quase oficial” do Brasil, 1 em cada 3 turistas veio da Argentina.

Na sequência, vêm Chile (801 mil) e EUA (759 mil). Os europeus também compareceram em peso, com franceses, portugueses, alemães, italianos, britânicos e espanhóis somando mais de 1,27 milhão de viajantes.

 Para onde foram? SP foi a principal porta de entrada, com RJ e RS fechando o top 3.

Em terras gaúchas, o fluxo mais forte foi terrestre, com a chegada dos nossos vizinhos do sul. Muito mais do que passagens O impacto dessa notícia vai muito além de estrangeiros conhecendo a cultura brasileira.

Pense que o turismo injeta dinheiro na economia, cria empregos e movimenta hotéis e o comércio local.

A economia agradece: Cada dólar gasto por um turista gera quase dois em retorno para o país — aquecendo setores que vão da aviação à agricultura, além de gerar emprego e renda.

Só entre janeiro e outubro, os estrangeiros deixaram US$ 6,6 bilhões — mais de R$ 35 bi — na economia brasileira, registrando o maior valor da história.

Por que o Brasil virou o hype?

A Embratur lançou o Plano Brasis, o primeiro plano de marketing internacional do turismo brasileiro em 20 anos.

Além de deixar estereótipos antigos de lado e investir mais na divulgação do país, a estratégia usa dados como de onde vêm os turistas, quanto gastam, quando viajam e quais destinos procuram.

Compartilhe          

Você já parou pra pensar um pouco na sua urina? Tem empresa que já… | Tecnologia (Withings) A nova tendência dos dispositivos tecnológicos e das dicas de saúde está vindo de um lugar inusitado: a privada.

Do smartphone ao smart toilet: Empresas começaram a lançar sensores que ficam grudados nos vasos sanitários para analisar a urina das pessoas.

Eles basicamente coletam amostras e usam sensores ópticos e inteligência artificial para enviar diagnósticos e dados diretamente para um aplicativo no celular.

Por que fazer isso? Monitorar todas as métricas possíveis das pessoas virou algo comum hoje em dia — basta reparar na quantidade de relógios, anéis e pulseiras inteligentes que são vendidos.

Acontece que uma das melhores maneiras de analisar como os nossos corpos estão funcionando é observar um pouco mais de perto o que eles produzem.

E é aí que entra a urina: O nosso “número 1” é um reservatório riquíssimo de dados sobre a nossa saúde — transformando uma simples ida ao banheiro numa espécie de check-up.

Ela carrega informações sobre o estado de hidratação do corpo, níveis de certas substâncias e até sinais precoces de diabetes, problemas renais ou metabólicos.

Tá, mas isso é mesmo necessário? Especialistas ponderam que, para a maioria das pessoas, esse monitoramento minucioso pode ser desnecessário.

No entanto, para quem lida com condições específicas de saúde, esses dispositivos podem oferecer opções menos invasivas e tão eficazes quanto os exames de sangue tradicionais.

Compartilhe          

O que mais foi notícia no Brasil e no mundo?

Entregou a carta de demissão: Citando “limitações políticas e orçamentárias”, Ricardo Lewandowski deixa o ministério da Justiça e Segurança Pública

Chamaram de “gesto de paz”: Venezuela diz que vai liberar presos políticos, nacionais e estrangeiros

Agora o Congresso vai analisar: Lula veta integralmente o PL da Dosimetria, que reduzia penas de Bolsonaro e de condenados por tentativa de golpe

Não vai rolar: Macron confirma que França vai votar “não” ao acordo entre a UE e o Mercosul

Vai que… Paramount decide manter oferta após rejeição do conselho da Warner

Dona do Google: Alphabet bate Apple e se torna 2ª empresa mais valiosa do mundo          

Os EUA deram um 180º na pirâmide alimentar | Tendências (Nick Iluzada) Reescrevendo o cardápio: O governo americano anunciou novas diretrizes oficiais sobre o que é recomendado que toda a população coma.

Na prática, foi como se a Casa Branca tivesse “virado de cabeça para baixo” a tradicional pirâmide alimentar do país.

A proteína no centro do prato: Agora, é recomendado que as pessoas comam bem mais proteína do que antes.

Isso inclui carne vermelha, frango, peixe, ovos, leite e queijos integrais — além de opções vegetais como feijão, lentilha e sopa.

Por trás disso está a ideia de que a proteína ajuda a prevenir doenças crônicas e a melhorar a saúde geral.

“Look who’s back”: Por muitos anos, os americanos foram orientados a evitar carne vermelha, queijos gordurosos, manteiga e leite integral por causa da gordura.

Agora, as gorduras saturadas deixaram de ser as grandes vilãs da alimentação e passaram a ser indicadas para o consumo e para cozinhar.

O inimigo agora é outro: Alimentos industrializados, cheios de açúcar adicionado, sal e ingredientes artificiais passaram a ser fortemente desencorajados.

As crianças não deveriam consumir açúcar adicionado antes dos 10 anos, enquanto adultos também foram orientados a abandonar refrigerantes, doces e bebidas açucaradas.

Why it matters: Essas diretrizes impactam diretamente a merenda escolar, refeições em hospitais, prisões e bases militares, além de programas sociais e orientações de médicos e nutricionistas.

No fim da linha, essa reabilitação de gorduras antes evitadas — como a manteiga — pode influenciar o cardápio de outras nações ao redor do mundo.

PS: Caso você esteja se perguntando, esta é a pirâmide alimentar brasileira.

Em linhas gerais, ela também valoriza alimentos in natura e pouco processados, mas prioriza a origem vegetal. Compartilhe          

Os EUA deixaram claro como querem que a Venezuela gaste o dinheiro do petróleo | Economia (BBC) Depois de comandar a captura de Nicolás Maduro, Donald Trump disse que a Venezuela se comprometeu a comprar produtos exclusivamente americanos com a renda de suas vendas de petróleo.

Como fica o acordo: A ideia é que o dinheiro venezuelano seja usado para adquirir, dos EUA, produtos agrícolas, medicamentos, equipamentos médicos e até peças para restaurar a rede elétrica do país.

Em troca, os americanos se comprometem a vender no mercado internacional até 50 milhões de barris de petróleo venezuelano que estavam sancionados.

A receita dessas vendas deve ser depositada em contas controladas por Washington.

As condições do negócio: Nos bastidores, fontes dizem que, para retomar a produção petrolífera com o aval dos EUA, a Venezuela precisaria romper relações com China, Irã, Rússia e Cuba.

Como já era de se esperar, o anúncio não passou em branco. A China, que era um dos principais destinos do petróleo venezuelano, condenou o desvio das exportações.

O que está nas entrelinhas: Com esse movimento, os EUA querem garantir contratos e participação de empresas americanas no setor energético da Venezuela — que tem as maiores reservas de petróleo do mundo.

Compartilhe      

Ei, não precisa fazer da gente um segredo  Querido leitor, aqui a gente acredita que o que é bom precisa ser compartilhado. Ainda mais quando você ajuda a deixar cada vez mais pessoas sabendo de tudo o que acontece no Brasil e no mundo de forma rápida, inteligente e leve.

 Ainda não te convenceu? Então saiba que quando você recomenda o Espresso, você passa a somar pontos para resgatar as nossas recompensas exclusivas de graça.

Simples assim: Quanto mais você indica → mais pontos você ganha → mais recompensas são enviadas.

Basta compartilhar o seu link de indicação com todo mundo que vier à mente para começar a somar pontos.

Ah, e lembre que a turma indicada precisa confirmar a inscrição por aqui Clique aqui para pegar o seu link único de indicação

Ao participar, você automaticamente concorda com os Termos e Condições do nosso programa.   O que você achou do Espresso de hoje? Boas sacadas Meio arrastada Insuportável  

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. espresso 228 Park Ave S, #29976, New York, New York 10003, United States Alimentado por beehiiv Terms of Service

Continue sempre bem informado acessando nossos portais:

  • Jornal Dia Dia
    Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade.
  • Jornal Brasil Regional (JBR)
    O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade.
  • Castilho Notícias (News)
    O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade.
  • Casa e Jardim
    Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos.
  • B10 Brasil
    As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.