Pane em avião da FAB com Lula leva presidente a agradecer por estar em solo

Durante visita ao Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou ter passado por um incidente técnico em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). O episódio ocorreu antes de um voo para Breves, no arquipélago do Marajó, quando um dos aviões que o transportaria apresentou falha no motor ainda em solo.

“Eu ia embarcar rumo à ilha do Marajó quando o caça da FAB teve um problema no motor. Só pude agradecer a Deus por isso ter acontecido antes da decolagem. Tivemos até que sair da aeronave com receio de que pegasse fogo”, relatou Lula, nesta sexta-feira, 3 de outubro.

Diante da falha, a comitiva presidencial prosseguiu viagem a bordo de uma aeronave modelo C-97 Brasília. Já na capital Belém, o presidente fez questão de visitar a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré para agradecer pelo livramento. “Fui à noite agradecer à Nossa Senhora”, disse.

Não foi a primeira vez que o presidente enfrentou problemas aéreos em compromissos oficiais. Em 2024, durante uma viagem ao México, a aeronave presidencial VC-1 teve um defeito técnico logo após decolar do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles. Na ocasião, o avião precisou permanecer no ar por quase cinco horas, realizando cerca de 50 voltas, até poder aterrissar em segurança após consumir o combustível.

João Maria Vicente

Foto – Divulgação