Bodoquena (MS) – Em uma ação resultante da Operação FOCUS, a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Guarnição, lavrou um Auto de Infração Ambiental e aplicou uma multa de R$ 1.652.465,00 por um incêndio de grandes proporções na região do Assentamento Campina II, em Bodoquena (MS).
O fogo afetou uma área total de 177,224 hectares, sendo a maior parte, 160,115 hectares, composta por vegetação nativa e Reserva Legal.
A fiscalização, realizada no dia 26 de setembro de 2025, por volta das 10h30min, identificou uma vasta área com vestígios de incêndio em uma propriedade rural e em áreas adjacentes.
A vegetação nativa atingida estava em processo de regeneração secundária.
De acordo com relatos coletados no local, o incêndio teria se iniciado em 19 de setembro de 2025, após o rompimento de um cabo da rede elétrica nas imediações da estrada de acesso.
O fogo se propagou rapidamente, atingindo diversas propriedades rurais e o Assentamento Campina.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e conseguiu extinguir as chamas, mas o fogo já havia causado danos significativos.
O Núcleo de Georreferenciamento e Sistemas (NGS) da Polícia Militar Ambiental utilizou imagens de satélite para delimitar a área afetada, confirmando o total de 177,224 hectares atingidos, que se estenderam por diversas propriedades rurais vizinhas e a Reserva Legal do Assentamento Campina.
A multa de R$ 1.652.465,00 foi aplicada com base nos artigos 58 e 58-A do Decreto Federal nº 6.514/2008, por uso de fogo em áreas agropastoris sem autorização e por provocar incêndio em floresta ou qualquer forma de vegetação nativa.
Além do Auto de Infração, foi elaborado o Boletim de Ocorrência, em conformidade com a Lei de Crimes Ambientais, e encaminhado à autoridade competente de Bodoquena para as devidas providências.
Fotos e release:
1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental



