Condutor informou não possuir notas ou licença ambiental para o transporte da madeira
Publicado em 14/10/2025 10h11 – Foto: PRF/TO
Nesta segunda-feira (13), por volta das 11 horas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de madeira transportada sem documentação fiscal e ambiental no município de Dueré/TO.
A equipe PRF foi informada, por meio de análise de risco, sobre um veículo que estaria transportando madeira de forma irregular pela BR-153 e que havia adentrado a TO-374, sentido sul. Após a abordagem ao caminhão Iveco/Stralis, o condutor — homem de 48 anos — informou que estava transportando madeira, mas não possuía nenhuma documentação fiscal ou ambiental referente à carga. Durante a verificação, foi constatado que se tratava de aproximadamente 42,27 m³ de estacas de madeira.
Diante dos fatos, a princípio, foi constatada a ocorrência de transporte de madeira sem licença válida. A carga e o veículo foram encaminhados ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Gurupi/TO para as providências cabíveis.
| CRIME AMBIENTAL
O transporte irregular de madeira é considerado crime ambiental, previsto no artigo 46 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de detenção de seis meses a um ano e multa. A infração ocorre quando o produto florestal não está acompanhado do Documento de Origem Florestal (DOF) ou apresenta informações falsas, podendo resultar na apreensão da carga e do veículo, como nesta ocorrência.
O transporte e comércio ilegal de madeira contribui para o desmatamento de áreas nativas, a perda da biodiversidade e o desequilíbrio climático. A extração irregular compromete o solo, provoca erosão, assoreamento de rios e aumenta as emissões de gases de efeito estufa, afetando diretamente o equilíbrio ecológico e a qualidade de vida das comunidades locais.
A PRF ressalta que a participação da sociedade é essencial no combate aos crimes ambientais. Casos de transporte ou extração ilegal de madeira podem ser denunciados pelo telefone 191 ou às autoridades competentes, com sigilo assegurado e em defesa da preservação do nosso meio ambiente.
Categoria Justiça e Segurança