A carga foi encontrada dentro da caixa de ferramentas do caminhão, junto com os smartwatches
a tarde de ontem (30), a equipe de ronda da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itapecerica da Serra/SP, apreendeu uma carga ilegal de celulares no km 298 da BR-116, Rodovia Régis Bittencourt.
A abordagem ocorreu após os policiais darem ordem de parada a um caminhão.
Durante a fiscalização, o motorista afirmou que transportava apenas proteína para ração animal, apresentando a respectiva nota fiscal da carga.
No entanto, ao inspecionar a caixa de ferramentas do veículo, a equipe localizou 208 iPhones de diversos modelos e 26 smartwatches, com valor estimado em aproximadamente R$ 800.000.
Diante dos fatos, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de descaminho e encaminhado à Polícia Judiciária de Taboão da Serra (DIG), junto com a mercadoria e o veículo apreendido.
O crime de descaminho prejudica e desvaloriza o comércio honesto no país, porque envolve a entrada de produtos no país sem o pagamento dos devidos tributos, especialmente impostos de importação.
Empresas e comerciantes que seguem as normas legais — pagando impostos, taxas alfandegárias e cumprindo exigências regulatórias — acabam sendo prejudicados, pois não conseguem competir em igualdade de condições com quem vende produtos de origem ilícita por preços mais baixos.
Além disso, muitas vezes os produtos do descaminho não passam por controle de qualidade, o que também representa riscos para o consumidor.
Portanto, combater o descaminho é essencial para garantir justiça fiscal, proteger o comércio regular e manter a saúde econômica do país.
Categoria Crimes


