Com entrada gratuita, “Dia de Cultura e Empoderamento” acontece neste sábado (30/8), em São Paulo-SP, a partir das 15h, na Casa Sincopada; encontro também terá aulas de defesa pessoal e bate-papo sobre Justiça Restaurativa
Em defesa ao enfrentamento à violência contra à mulher, o Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral às Vítimas (Pró-Vítima) promove neste sábado (30/8), em São Paulo-SP, um encontro que unirá a força da lei, do corpo e da música.
A partir das 15h, na Casa Sincopada (rua Treze de Maio, 586 – Bixiga), acontece o “Dia de Cultura e Empoderamento”.
Com entrada franca, o evento terá vasta programação, incluindo palestra sobre Justiça Restaurativa com a promotora de Justiça (MP-SP) Celeste Leite dos Santos, aula aberta de alongamento e de defesa pessoal, e roda de samba.
A programação é de responsabilidade do “Defenda-se”. Colocado em prática pelo Pró-Vítima em parceria com o Instituto “Paulo Kobayashi”, o projeto oferece, de graça, na capital, acolhimento jurídico e psicológico, além de aulas de autodefesa a vítimas de violência doméstica.
O “Dia de Cultura e Empoderamento” terá início às 15h, com uma palestra sobre o enfrentamento à agressão contra mulheres e ao feminicídio – crime que não para de bater recordes no Brasil. Presidente do Pró-Vítima, Celeste falará sobre Justiça Restaurativa, Proteção Integrada e Apoio Institucional:
“Será um encontro transformador, com direito a muita informação, movimento e música. Esperamos reunir na Casa Sincopada um grande número de mulheres e de famílias que compartilham dos ideais do ‘Defenda-se’, que oferece ao público feminino, de graça, aulas de defesa pessoal, além de acolhimento psicológico e capacitação e orientação na área jurídica, para dilatar a visão quanto a direitos e políticas públicas de proteção às vítimas”, explica Celeste, que é doutora em Direito Civil, mestre em Direito Penal e promotora de Justiça em Último Grau do Colégio Recursal do MP-SP.
Na sequência, a advogada Ana Carolina Osório, da equipe jurídica do “Defenda-se”, falará sobre redes de apoio e formas de desvitimização.
Às 16h, o público presente no “Dia de Cultura e Empoderamento” poderá, de forma gratuita, ter aula com a mestre em Taekwondo Débora Lima e com a professora de Educação Física Solange Menzel – ambas capacitadoras do “Defenda-se”.
Na oportunidade, serão compartilhadas práticas de alongamento e técnicas de defesa pessoal.
O fim da programação, às 19h, ficará a cargo do grupo “Samba de Rainha”. O show será aberto para quem participar do treino de autodefesa.
“Estufa”
O “Dia de Cultura e Empoderamento” é um ato de ocupação consciente e artístico e que promove, em paralelo, o espetáculo “Estufa – Um Falso Testemunho”.
Tendo como pano de fundo os abusos cometidos contra mulheres pelo médium João de Deus, a peça terá novas sessões nos dias 8/9, 9/9, 15/9 e 16/9, às 20h30, na Casa Sincopada.
Dúvidas ou mais detalhes sobre todas as atividades do “Defenda-se” podem ser consultadas via os e-mails defenda-se@ipk.org.br e contato@provitima.org.
Assessoria de Imprensa
Fiamini – Soluções Integradas em Comunicação – a serviço do Instituto Pró-Vítima | Projeto “Defenda-se”
Atendimento:
Rodrigo Dias: (11) 96794-5777
Simone Leone: (11) 99679-0666
Carla Fiamini: (11) 94749-6747