Uso de equipamentos de agricultura de precisão durante a operação permitem economia de combustível e aumento de produtividade no campo
São Paulo, xx de xxx de 2025 – No campo, cada centímetro conta. Enquanto o plantio tradicional depende da experiência do operador e está sujeito a erros humanos, a agricultura de precisão oferece um salto em eficiência e resultados.
Nesse sentido, a PTx Trimble, marca de agricultura de precisão do grupo AGCO, destaca como a aplicação de equipamentos corretos como o piloto automático, receptor e o sinal de correção auxiliam o produtor ao deixar para trás as preocupações e ganhar controle total sobre sua operação.
O que muda na prática? Sem a agricultura inteligente, o tratorista precisa manter a direção manualmente, o que pode causar linhas tortas, sobreposição de sementes e desperdício de insumos.
Isso gera retrabalho, maior consumo de combustível e menor produtividade. “No entanto, com o uso de tecnologia como, por exemplo, o piloto automático, o operador mantém o trator em linhas perfeitamente retas, economizando até 10% de combustível e reduzindo o tempo de operação em até 20%.
Isso porque o sistema corrige automaticamente qualquer desvio, algo impossível de fazer com precisão manual”, ressalta Bruno Sartori, especialista de Marketing e Produto da PTx.
O que permite essa operação são os receptores que captam o sinal de correção, como o CenterPoint ® ️RTX, que oferece posicionamento com precisão de até 2,5 cm, muito superior ao GPS comum, que pode variar até metros.
Esse sinal é enviado em tempo real para o piloto automático, que ajusta a direção do trator instantaneamente, garantindo que cada semente seja plantada exatamente onde planejado.
Além da economia direta em sementes, fertilizantes e defensivos, a agricultura de precisão reduz o impacto ambiental ao evitar o uso excessivo de insumos e minimizar a compactação do solo.
Em comparação com métodos tradicionais, a tecnologia PTx Trimble pode aumentar a produtividade da lavoura em até 15%, segundo dados da própria empresa.
Sartori explica que “sem as inovações no campo, o agricultor dependia apenas da habilidade e atenção constante do operador, hoje, a tecnologia assume essa tarefa, entregando precisão, economia e sustentabilidade, sem complicar o dia a dia no campo.”
O especialista destaca ainda que investir na agricultura de precisão é optar por uma operação mais inteligente, que alia tecnologia de ponta a resultados concretos.
Para o produtor que busca eficiência, redução de custos e maior sustentabilidade, essa é a diferença entre plantar no campo e plantar com inteligência.
Sobre a PTx
Criada em 2024, a PTx é uma marca global de soluções de agricultura de precisão.
O portfólio PTx, com produtos Precision Planting e PTx Trimble, entrega soluções agrícolas de precisão totalmente compatíveis com todas as marcas do mercado e abrangem as necessidades dos agricultores em todo o ciclo da cultura – conectando, controlando, orientando e gerenciando dados.
As soluções PTx de retrofit e de fábrica apoiam o agricultor a tornar seu negócio mais rentável, são plataformas que se comunicam entre si e contribuem no aumento de produtividade, redução de custos e potencialização de recursos.
Para mais informações, visite: www.ptxag.com
Sobre a AGCO
AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão.
A AGCO oferece valor para agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo marcas principais como Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®.
A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar o mundo de forma sustentável.
Fundada em 1990 e com sede em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente 11,7 bilhões de dólares em 2024.
Para mais informações, visite www.agcocorp.com.
Informações para a imprensa: FSB Comunicação
