

Espanhol vence pela primeira vez neste ano para assumir a terceira posição geral das motos, enquanto Ricky Brabec é o novo vice-líder; Skyler Howes e Adrien Van Beveren seguem entre os dez primeiros
Tosha Schareina, da equipe Monster Energy Honda HRC, é o mais rápido na terceira etapa do Rally Dakar 2026. Crédito: HRC
AlUla (Arábia Saudita) – O terceiro estágio do Rally Dakar 2026 apresentou um exigente percurso de 421 quilômetros em torno do acampamento de AlUla, Arábia Saudita, no qual a ação se tornou mais intensa ao longo dos impressionantes cânions da região.
Nesta terça-feira (6/1), os pilotos enfrentaram uma traiçoeira mistura de areia, pedras e cascalho, combinada à navegação complexa – especialmente nos platôs, onde as chuvas recentes apagaram muitos dos rastros e caminhos visíveis.
A equipe Monster Energy Honda HRC foi o destaque do dia entre as motos, com dobradinha formada pela vitória do espanhol Tosha Schareina e o segundo posto do norte-americano Ricky Brabec.
Apesar de uma queda, Schareina emplacou vitória consistente na etapa, no comando de sua Honda CRF 450 Rally.
Ele concluiu o estágio mais de três minutos na frente do australiano Daniel Sanders, atual líder nos resultados acumulados.
Esta foi a terceira vitória de etapa de Schareina em suas participações no Dakar. Ele agora ocupa um lugar no pódio provisório – é o terceiro, a apenas 1min13seg da liderança.
Ricky Brabec iniciou o dia determinado a conquistar os bônus de tempo disponíveis, consciente de que teria de alcançar os dois pilotos que largaram à sua frente.
O bicampeão do Dakar os alcançou e aumentou o ritmo na parte final, lutando com Schareina pela vitória da etapa.
A pilotagem impecável do norte-americano o levou a conquistar tempo de bônus e a segunda posição do dia, além de garantir a dobradinha para a Honda.
Ele agora é o segundo também no acumulado, a apenas 1min07seg de Sanders, e cinco à frente de Schareina.
Os companheiros da equipe Monster Energy Honda HRC serão os primeiros a largar na quarta etapa, que promete ser decisiva.
Skyler Howes manteve seu ritmo consistente, com um sólido quinto lugar no dia.
Se os caminhos escondidos da parte final tornaram o estágio desafiador, o norte-americano aproveitou bem os cenários espetaculares de AlUla e segue para a etapa seguinte com a sétima posição geral, disposto a seguir avançando na classificação.
Adrien Van Beveren foi o nono após perder tempo por um erro de navegação. Se seu 11º Dakar não começou como o esperado, o francês segue concentrado e disposto a recuperar terreno no Top 10 – algo que ele conseguiu nas duas vezes em que foi ao pódio final do rally, depois de semanas iniciais difíceis.
Os pilotos da equipe Monster Energy Honda HRC se preparam agora para a quarta etapa, a primeira no conceito Maratona do Dakar 2026.
Com 451 km contra o relógio e assistência externa proibida, o desafio será equilibrar velocidade e cuidado com a mecânica.
Depois de alcançarem o acampamento ao fim do dia, apenas os próprios competidores poderão fazer a manutenção de seu equipamento, antes de passar a noite acampados. Um verdadeiro teste de resistência, quando o rally entra em uma fase crítica.
Válida como abertura do Campeonato Mundial de Rally Raid, a 48ª edição do Rally Dakar inclui quase oito mil quilômetros de desafios – cerca de cinco mil deles de trechos cronometrados.
A prova começou no dia 3, com o prólogo, e a chegada será no dia 17 de janeiro, em Yanbu.
Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda HRC)
– “Ainda estamos no início do rally, mas foi uma boa etapa para nós, estamos em uma boa situação para atacar. Foi um estágio difícil, rápido em meio aos cânions, com bastante navegação. Com sua vitória, Tosha saltou para o terceiro lugar na classificação geral e está pronto para lutar. Mais uma vez Ricky fez uma etapa forte, terminando em segundo. Ele se sente confiante, não sofreu quedas e está realmente bem no momento. Skyler também andou bem e tem ganhado confiança dia após dia. Acredito que até o fim da semana ele estará entre os cinco primeiros. Adrien não se sentiu tão confortável na etapa, mas acredito que pode fazer melhor e se aproximar dos primeiros colocados”.
Ricky Brabec #9 – “Larguei em uma boa posição, atrás o suficiente para acelerar em boas condições. Até agora as coisas estão bem, fiz o melhor trabalho que pude. Meu objetivo era alcançar e superar Daniel para conquistar bônus de tempo, sabia que ele ganharia vários segundos. Rodei em meu máximo, me diverti, alcancei Daniel e consegui algum tempo de bônus. Estou ansioso para os próximos dois dias, já que temos a Maratona pela frente. Vou procurar descansar, preparar a moto e me concentrar”.
Skyler Howes #10 – “Foi um dia longo, mas eu realmente gosto desta região. Não há dúvidas de que é uma parte maravilhosa do país, algo irreal, as paisagens são realmente incríveis – embora a navegação se torne bastante difícil, como realmente aconteceu. E ainda enfrentamos muitas pedras. Cometi um erro de que me arrependo profundamente, é como se eu tivesse desligado o cérebro por um segundo, o que é uma pena. De todo modo, fiz uma boa etapa e andei bem, o que me deixa feliz. Os últimos 100 km foram os mais difíceis, já que era complicado identificar os caminhos, especialmente com tantas rochas entre eles. Você está andando rápido e tentando ler o terreno, ao mesmo tempo em que navega. Gostei bastante”.
Adrien Van Beveren #42 – “Não tenho muito a dizer novamente, eu tentei o meu melhor. No geral, o terreno era bastante acidentado e, na parte final da etapa, cometi um erro de navegação por volta do km 310, o que me fez perder algum tempo. Daí em diante procurei diminuir um pouco o ritmo e me concentrar ainda mais na navegação. Os rapazes do time fizeram um ótimo trabalho e eu espero encontrar meu melhor ritmo para acompanhá-los”.
Tosha Schareina #68 – “Não foi fácil, havia muitas pedras mais uma vez e a navegação era realmente traiçoeira. A estratégia do dia foi tentar vencer e conseguimos, mas é apenas o começo. Serei o primeiro a largar na quarta etapa, então veremos o que acontece. Na Maratona é preciso ter cuidado com os pneus, a moto e nós mesmos. Acredito estar em uma boa posição. Vou tentar andar à frente o tempo todo, esse é meu objetivo”.
Resultados – Rally Dakar 2026 / Arábia Saudita Classificação após a etapa 3 / Motos Geral (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – 12h12min31seg
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +1min07seg – Monster Energy Honda HRC
3 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +1min13seg – Monster Energy Honda HRC
4 – Edgar Canet (ESP) – #73 – +8min46seg
5 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – +11min06seg
7 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +13min41seg – Monster Energy Honda HRC
9 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +23min26seg – Monster Energy Honda HRC Classificação após a etapa 3 / Categoria Rally GP (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – 12h12min31seg
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +1min07seg – Monster Energy Honda HRC
3 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +1min13seg – Monster Energy Honda HRC
4 – Edgar Canet (ESP) – #73 – +8min46seg
5 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – +11min06seg
7 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +13min41seg – Monster Energy Honda HRC
8 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +23min26seg – Monster Energy Honda HRC
Etapa 3 Motos / Geral (extraoficial)
1 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – 4h26min39seg – Monster Energy Honda HRC
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +2min17seg – Monster Energy Honda HRC
3 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +3min28seg
4 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – +4min30seg
5 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +4min32seg – Monster Energy Honda HRC
9 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +12min45seg – Monster Energy Honda HRC
Etapa 3 Motos / Categoria Rally GP (extraoficial)
1 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – 4h26min39seg – Monster Energy Honda HRC
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +2min17seg – Monster Energy Honda HRC
3 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +3min28seg
4 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – +4min30seg
5 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +4min32seg – Monster Energy Honda HRC
9 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +12min45seg – Monster Energy Honda HRC
Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil Jornalista responsável: Ângela Monteiro
Telefone: (11) 99628-2222 E-mail: angela@mundopress.com.br
Sala de imprensa virtual: Acesse
Continue sempre bem informado acessando nossos portais:
-
Jornal Dia Dia –
Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade. -
Jornal Brasil Regional (JBR) –
O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade. -
Castilho Notícias (News) –
O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade. -
Casa e Jardim –
Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos. -
B10 Brasil –
As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.

