Sesi-MS apresenta os desafios de segurança e saúde do trabalho na indústria em evento no TRT

A médica do trabalho e diretora de indústria, Adriana Sato, e o gerente Centro de Inovação em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi-MS, Guilherme Duarte Jafar, participaram do painel “Gestão de segurança e saúde do trabalho na indústria”, como parte da programação do 1º Encontro Regional de Segurança e Saúde do Trabalho do Centro-oeste, realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho.

O encontro ocorreu na sede da instituição, em Campo Grande, nesta sexta-feira (29/08).

Adriana Sato apresentou a evolução das relações de trabalho e os desafios dessa temática diante das demandas da nova economia.

Ela defende uma flexibilidade regulada, com uma adaptação às novas formas de trabalho.

“Eu acredito que, principalmente nos últimos cinco anos, nós temos vivido uma nova revolução industrial, com mudanças tanto de forma produtiva, quanto de forma social.

Ao mesmo tempo, a nossa legislação trabalhista, a base dela é de 1943, nós tivemos algumas alterações, mas muito poucas.

Então, a minha reflexão é que nós chegamos a um ponto onde necessitamos que as leis trabalhistas tenham uma flexibilidade melhor, mais adaptada à realidade que já é vivenciada hoje nos meios sociais”, esclareceu.

Guilherme Jafar palestrou sobre a gestão de segurança e saúde no trabalho para micro e pequenas empresas que, em Mato Grosso do Sul, são a base da economia, com mais de 93% das entidades classificadas nesta categoria.

“As micro e pequenas empresas hoje são os maiores geradores de emprego no estado e no Brasil. Então, é extremamente importante esse trabalho que o Sesi faz pra conduzir essa gestão de saúde e segurança do trabalho junto a esse público”, finalizou.

O evento integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, Canpat 2025, e é uma iniciativa do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

“É muito importante trazer o Sesi para essas discussões, justamente porque eles estão em contato direto com o empresário e, hoje, através das palestras, a gente pôde perceber o quanto é essencial esse trabalho, inclusive com relação à conscientização desses micro empresários e pequenas indústrias no que diz respeito à temática da segurança no ambiente de trabalho e prevenção de acidentes”, afirmou a juíza do trabalho e gestora regional do Programa Trabalho Seguro, Hella de Fátima Maeda.

Fotos: FIEMS