Foto: Presidente do Sindiadubos, Aluísio Schwartz Teixeira – Divulgação
19ª edição do Simpósio Sindiadubos NPK 2025, no dia 30 de outubro, em Curitiba, vai destacar perspectivas do setor, economia internacional e projeções para safra 2025/2026
De janeiro a agosto de 2025, o Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos) estima um aumento de 10% na entrada de fertilizantes no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2024.
No entanto, em termos de nutrientes, o volume se aproxima dos valores registrados no ano passado, evidenciando uma redução na concentração dos fertilizantes importados.
“Esse cenário é influenciado principalmente pela produção chinesa de sulfato de amônia, super simples e produtos que contêm nitrogênio e fósforo”, aponta o diretor-presidente do Sindiadubos, Aluísio Schwartz Teixeira.
A projeção de crescimento apresentada pelo Sindiadubos acompanha os dados divulgados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA).
Segundo a entidade, de janeiro a junho, as entregas de fertilizantes cresceram 10,5%, o que pode ser parcialmente explicado pela diminuição da concentração desses produtos.
Já o aumento na entrada de fertilizantes no país foi acompanhado de um acréscimo de 3% no preço cobrado por cada mil toneladas, em relação ao mesmo período de 2024.
Com o reajuste nos valores de comercialização, o setor tem enfrentado desafios decorrentes do conflito entre Ucrânia e Rússia e seus desdobramentos no cenário geopolítico internacional.
“Ainda assim, o segmento tem buscado soluções para garantir o abastecimento do mercado, diante da expectativa de uma supersafra de grãos”, afirma o diretor-presidente do Sindiadubos.
19ª edição do Simpósio NPK 2025
Para tratar das tendências no agronegócio e das mudanças ocorridas até o momento, tanto no âmbito nacional quanto internacional, o Sindiadubos realizará, no próximo dia 30 de outubro, em Curitiba (PR), a 19ª edição do Simpósio NPK 2025.
O evento reunirá todos os players da cadeia produtiva, desde produtores de fertilizantes no Brasil e no exterior até consumidores finais.
Na avaliação de Teixeira, “devido à força econômica do setor e à sua relação direta com a produtividade agrícola, é essencial promover eventos voltados à discussão das principais tendências do mercado de fertilizantes”.
O diretor-presidente do Sindiadubos ressalta ainda que o uso de fertilizantes é uma parte importante da produção agrícola brasileira.
“Com a importação desses produtos e as mudanças econômicas no cenário internacional, é fundamental reunir o setor para troca de informações, experiências e networking”, destaca.
A programação do simpósio terá três palestras, sobre os temas: performance e perspectivas do setor em 2025 e 2026, cenário nacional e internacional do agronegócio e projeções de custo e rentabilidade da safra 2025/2026.
Para abordar cada assunto, o evento terá a participação do diretor-presidente do Sindiadubos, Aluísio Schwartz Teixeira; do analista de fertilizantes da Agroinvest, Jeferson Souza; e da expert em agronegócio, jornalista e apresentadora Kellen Severo.
Serviço
● Evento: Simpósio Sindiadubos NPK 2025
● Data: 30 de outubro (quinta-feira)
● Local: Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
● Endereço: Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba/PR
● Inscrições: www.sindiadubos.org.br
● Confira a programação completa no site.
Sobre o Sindiadubos
Criado em 1987, o Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos) representa e promove os direitos da indústria de adubos e corretivos agrícolas no estado, oferecendo assessoria jurídica, técnica e trabalhista, além de divulgar informações e dados de mercado sobre fertilizantes e adubos minerais.
O sindicato é filiado à Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) e à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Para mais informações, acesse: www.sindiadubos.org.br
Informações para imprensa:
Olavo Pesch 41 99958-5463
Gabriel Santos 41 99505-8888