Zucão, o rei das ocupações de terras que formou vários bairros em Três Lagoas-MS

Zucão, o rei das ocupações de terras que formou vários bairros em Três Lagoas-MS

Zucão, o rei das ocupações de terras que formou vários bairros em Três Lagoas-MS

O saudoso vereador Carlos Nunes Zuque o Zucão, que morreu em fevereiro de 2014, pode ser classificado como o “rei” das ocupações de terras de Três Lagoas. E ele se orgulhava disso, pois era com o objetivo de beneficiar famílias carentes. Pelos seus próprios cálculos, mais de 1.200 famílias foram beneficiadas pelos lotes que doou regularmente ou por meio de ocupações.

O advogado Raildo Oliveira Gomes, o médico e ex-deputado Osvaldo Dutra e Zucão, em conversa com o ex-governador PedrossianFoto Arquivo Pessoal

Os primeiros terrenos que doou – para a formação do bairro Vila Nova – ele conseguiu junto ao ex-prefeito Ranulpho M.Leal, o Tati, em 1957. Em 1984, em retaliação à onda de invasões da Pastoral da Terra, assentou cerca de 25 famílias numa área da Igreja Católica, dando origem a Vila Evaldo, em homenagem ao jornalista Evaldo de Oliveira, o executor de seu projeto.

Com apoio do ex-prefeito Miguel Tabox, em 1990 se apoderou de uma grande gleba nos fundos do bairro Santa Rita, dando origem à Vila Zucão. Consta ainda de seu currículo, a ocupação da área pertencente à União, onde estão a Câmara Municipal (Prédio recebeu seu nome quando ainda era vivo), a PM, o CEM e a escola Funlec. Isto, sem falar das ocupações de casas em Jupiá, no Jardim Maristela e na Vila Piloto.

Afora isto, comercializou os terrenos do Parque São Carlos, cujo nome é uma auto-homenagem.

João Maria Vicente

Foto – Arquivo pessoal